Em um dos maiores estudos sobre a investigação dos efeitos do treinamento físico em pacientes com insuficiência cardíaca , o treinamento físico reduziu o risco de mortalidade e hospitalização de mulheres com doença do coração em 26 por cento , em comparação com 10 por cento nos homens.
Embora uma relação causal tenha sido previamente observados na prática clínica entre melhores resultados de saúde e exercício físico , este julgamento é o primeiro a relacionar os efeitos do treinamento físico para os resultados de saúde em mulheres com doença cardiovascular. Este estudo, uma análise exploratória , foi recentemente publicado no Journal of the American College of Cardiology.
A doença cardíaca é a principal causa de morte de mulheres nos Estados Unidos , responsáveis por um em cada quatro mortes nas mulheres . Embora as mulheres são duas vezes mais propensas que os homens de desenvolver insuficiência cardíaca após infarto
Os resultados sugerem que os médicos devem considerar o exercício como um componente importante no tratamento de problemas do coração principalmente em pacientes do sexo feminino ,assim como já é feito nos pacientes do sexo masculino .
O ensaio clínico randomizado 2.331 pacientes com insuficiência cardíaca e fração de ejeção menor ou igual a 35% .
Os pacientes que participaram deste estudo realizaram um tratamento com exercício de caminhada supervisionada, ou bicicleta ergométrica por 30 minutos, três dias por semana durante seis semanas. Depois de completar 18 sessões , os pacientes adicionaram 40 minutos de exercício baseado em casa dois dias por semana. Depois de completar 36 sessões supervisionadas , os pacientes foram totalmente transferida para um cinco dias por semana , a 40 minutos diários de exercícios.
O treinamento físico foi associado a uma maior reduções no risco cardiovascular tanto nas mulheres quanto nos homens,porém em uma margem 3x superior que no sexo masculino.
Data: 26 mar 2014
Fonte: Montefiore Medical Center