Os antibióticos tomados quando ainda a gente é criança podem fazer contribuir para o ganho de peso mais rápido. Um estudo norte-americano publicado na revista “International Journal of Obesity” constatou que o efeito é se acumula no organismo e aumenta com a idade.
Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins em Baltimore (Maryland) analisaram 163.820 crianças de três a 18 anos. Os estudos foram feitos entre 2001 e 2012.
Eles analisaram a altura e peso corporal, e uso de antibióticos das crianças no ano anterior e também nos primeiros anos de vida.
Os resultados mostraram que meninos e meninas aos 15 anos de idade que receberam antibióticos pelo menos sete vezes durante a infância, ganharam, em média, 1,360 kg a mais do que as que não haviam tomado antibióticos. Pelo menos um quinto dos participantes recebeu sete ou mais prescrições desse tipo de medicamento. Porém, os dados disponíveis para muitos participantes estavam incompletos e, portanto, espera-se que o ganho de peso calculado no estudo seja menor do que os números reais.
“Embora a magnitude do aumento de peso atribuído aos antibióticos possa ser modesto no final da infância, nossos estudos de que os efeitos sejam cumulativos aumentam a possibilidade de que esses efeitos continuem e subam ainda mais na idade adulta”, disse o líder do estudo Brian S. Schwartz. “O IMC (índice de massa corporal) pode ser alterado para sempre pelos antibióticos tomados na infância.”
Portanto, a prescrição sistemática de antibióticos deve ser evitada. O uso é recomendado apenas se houver uma forte indicação”, alertou o autor.
International Journal of Obesity advance online publication 8 December 2015;