O conceito de “polypill” vem recebendo especial destaque por boa parte da classe médica e do mundo Científico na prevenção de diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, obesidade e inúmeras outras doenças. Denomina-se “health polypill” as intervenções livres de drogas e que estão de acordo com nosso genoma ao longo da evolução.
Uma das mais importantes Health Polypill é o exercício físico. Comparado com drogas, o exercício está disponível por um baixo custo e, quando bem orientado, é isento de efeitos colaterais: estão mais do que comprovados os efeitos preventivos e terapêuticos do exercício físico.
Na era Paleolítica a procura por alimentos e água estava diretamente vinculada à atividade física – o ser humano gastava em torno de 1500 Kcal/dia em caminhadas.
Com o avanço tecnológico (ao longo de 350 gerações), vieram a agricultura, a indústria e, mais recentemente, a revolução digital, acarretando uma drástica redução da atividade física do ser humano. Em torno de 30% da população mundial adulta é inativa, e essa endemia de inatividade inicia-se em idade precoce.
O sedentarismo vem ocasionando um perfil obesogênico que é responsável por inúmeras doenças crônicas e se transformando no maior problema de saúde pública.
Contrastando com o sedentarismo, a atividade física exerce intenso efeito na expressão do genoma humano, provocando adaptações benéficas e diminuindo de forma significativa a incidência de inúmeras doenças crônicas. Ao longo dos próximos dias vou postar muitas informações a respeito dos exercícios físicos!
Lembrem-se: exercício físico, qualquer um que seja, deve ser feito DIARIAMENTE . Ou vocês acham que o homem da era Paleolítica não comia nos finais de semana?
Texto do colega Dr. Minuzzi