No café da manhã, que tal um pãozinho com mel acompanhado de um copo de leite? Na hora do almoço, só não pode faltar feijão. Para o lanche da tarde, cai bem uma pera. E, no jantar, uma saladinha de milho verde pra encerrar o dia sem exageros. Embora combinem com uma rotina saudável, todos esses alimentos podem causar o maior sufoco se você sofre da síndrome do intestino irritável (SII), condição marcada por gases, cólicas e constipação ou diarreia. Esse tipo de alimento reúne doses carregadas de FODMAPs, sigla em inglês que representa as iniciais de oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis. Traduzindo: são carboidratos de difícil digestão.
Diferentes categorias de alimentos, como frutas, grãos e leguminosas, têm compostos que, para algumas pessoas, armam uma confusão intestinal. Melancia, centeio e lentilha estão entre eles. O leite e seus derivados também entram na lista — para não ficar sem o cálcio presente nesses itens, o jeito é apelar para as versões sem lactose.
Para evitar deslizes e facilitar a adoção da dieta pobre em FODMAPs, a Federação Brasileira de Gastroenterologia divulgou em sua página na internet uma tabela completa com os alimentos liberados e os proibidos. Mas esse recurso não concede sinal verde para correr ao supermercado e começar o investimento no novo cardápio, viu? Antes de mexer no menu, é necessário visitar um especialista. Tudo para garantir que, depois das mudanças, seu corpo não sofrerá com a ausência de nenhum nutriente.
Alimentos liberados
As frutas: bana, mirtilo, uva, maracujá, abacaxi, morango.
Legumes: broto de feijão, pimentão, cenoura, pepino, berinjela, couve, alface e abobrinha.
Amidos: Pão de milho com ou sem glúten, quinoa, arroz, tapioca e tofu.
Produtos de uso diário: manteiga, leite de coco, leite sem lactose.
Temperos: manjericão, louro, pimenta, salsa.
Proteína animal: carnes de boi, frango, peixe.
Castanhas e sementes: nozes, macadâmia, amendoim.
Alimentos Proibidos
Frutas: maçã, damasco, abacate, pera, melancia.
Legumes e afins: aspargo, beterraba, couve-flor, quiabo e cebola.
Amido: cevada, cuscuz, feijão, soja e trigo.
Temperos: Alho e cebola em pó.
Produtos de uso diário: coalhada, queijo cottage, pudim, sorvete e leite de vaca, cabra ou soja.
Proteína Animal: carnes processadas que contém trigo e cebola.
Castanhas e sementes: caju e pistache.