Para se construir uma longevidade saudável, é necessário o concurso efetivo dos agentes atuantes em todas as áreas da saúde e das organizações de pesquisas promotoras de ações objetivas para a melhoria do universo biológico em questão.
Todas as coisas estão interligadas, sendo que uma ação é base para outra. É essa sequência, dinâmica e contínua, que define o desenrolar de uma vida singular e única em sua essência.
O que se faz ou o que se deixa de fazer pode influenciar na vida de cada pessoa. A saúde não pode ser vista apenas no aspecto físico-mecânico, seguindo somente o foco da doença, das alterações bioquímicas e/ou estruturais.
Muitas são as alterações que acometem as pessoas na terceira idade, tanto as de cunho puramente energético (funcional, comportamental ou estrutural), quanto todas as outras. A história nos mostra os porquês e as consequências, maiores ou menores, das ações de intenções e de cuidados que contribuíram para os fatores agravantes no momento presente.
A saúde quântica promete ser um novo salto do conhecimento em prol da saúde, do equilíbrio e da harmonia. É dentro dessa ótica que muitos profissionais têm trabalhado para alcançar uma interação de valores que poderão colaborar para construção de uma longevidade saudável.
Alguns males do quais sofrem os idosos são:
– Fecalomas e afecções do sistema digestório;
– Comprometimento Cognitivo Leve e problemas do sistema neurológico;
– Problemas oculares;
– Disfunções glandulares;
– Demência vascular e alterações no sistema circulatório;
– Depressão e mudanças comportamentais;
– Distonias e anergias, com complicações tóxicas e/ou parasitárias;
– Fragilidades estruturais e complicações reumáticas;
– E tantas outras situações passíveis de ações complementar e preventiva.
Além disso, infelizmente, os idosos são vítimas de maus-tratos e têm, por várias vezes, seus direitos desrespeitados.
Nos últimos dez anos, o número de pessoas com mais de 60 anos teve um aumento três vezes maior que o da população total. E é sabido que um dos itens de maior peso no orçamento do aposentado na terceira idade é o gasto com recorrentes buscas pela saúde.
Que bom seria fazer sobrarem mais recursos para o lazer e a promoção de uma melhor qualidade de vida! Precisamos nos despertar para ações contra o avanço das doenças crônico-degenerativas. Precisamos cuidar mais dos nossos vovôs e das nossas vovós, a fim de que eles vivam mais e tenham prazer em viver!