Clínica Penchel

  • Início antigo
  • Tratamentos
  • Equipe
  • Sublocação
  • Contato
    • Trabalhe Conosco
    • Onde estamos
    • Política de privacidade
  • Conteúdos
    • Blog
AGENDAR
  • Home
  • Dicas
  • Dieta restritiva: o que fazer e o que não fazer
19 de maio de 2025

Dieta restritiva: o que fazer e o que não fazer

Dr. Lucas Penchel
quarta-feira, 11 maio 2016 / Published in Dicas

Dieta restritiva: o que fazer e o que não fazer

As dietas restritivas são tentadoras e prometem perda de peso em pouco tempo. Mas uma dieta saudável deve atender às características e às necessidades de cada um. Um regime alimentar rápido, seguro e eficaz, daqueles que prometem ótimos resultados em pouco tempo e com o mínimo de esforço, é o sonho de 114 milhões de brasileiros (o equivalente a 60% da população), que sofrem de excesso de peso e obesidade, segundo dados do Ministério da Saúde.

Como o próprio nome da dieta sugere, ela restringe do cardápio um dos grupos de macronutrientes: carboidratos, proteínas ou gorduras. Por tabela, restringe também algumas vitaminas e sais minerais neles existentes.

Em curtíssimo prazo, algumas dietas podem até dar certo. Todavia, isso não significa que elas sejam seguras e eficazes. Longe disso. Pessoas que têm o costume de consumir muitos carboidratos e muitos alimentos de alto índice glicêmico, quando fazem uma mudança drástica, podem ter efeitos colaterais, como dor de cabeça, irritabilidade, alteração do sono, boca seca e tonteira. Por isso,essas adaptações devem se dar de forma gradativa.

Por conta da epidemia de obesidade, todo mundo quer uma dieta rápida e eficaz. Dieta restritiva é uma boa escolha, porém ela tem seus prós e seus contras.Traz, sim, um efeito benéfico, mas deve durar até, no máximo, 45 dias. As mais conhecidas e que caíram no gosto das pessoas são Atkins, Ducan e mediterrânea. Quem segue à risca o que essas dietas propõem realmente emagrece, mas repito: esse tipo de restrição não pode se estender por dois, três ou cinco meses. Isso porque chegará um momento em que não haverá mais efeito.

Em muitos casos, essas dietas ajudam na busca pela longevidade, no tratamento de doenças como o diabetes, o colesterol alto ea hipertensão, mas,para o emagrecimento, não apresentam muitas vantagens. Por isso, é importante sempre alterar a dieta.

Alerta

Uma pessoa que está muito acima do peso ou um obeso mórbido jamais devem começar o processo de emagrecimento por uma dieta restritiva. Não se deve sugerir esse tipo de regime alimentar aalguém acostumado a ingerir de 4.000 a 5.000 calorias por dia.Para pessoas com esse perfil, o indicado é uma dieta hipocalórica inicialmente para, em seguida, dar-se início à dieta mais restritiva.

  • Tweet
Tagged under: antiaging, avaliação médica, Bioquantum, Chocolate, Coração, dr lucas penchel, Medicina do esporte BH, Medicina Ortomolecular, medicina preventiva, Medicina Quantica, médico do esporte, medico esportivo, Nutriçao BH, Nutrologia BH, nutrologia esportiva, nutrólogo, Nutrologo BH, nutrologo esportivo, nutrologos, Ortomolecular, prevenção de doenças, reeducação alimentar, Rejuvenescimento

What you can read next

Banana Assassina?
Receita de Mouse de Chia
Como potencializar seu treino no Crossfit

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Por favor, preencha o formulário para que possamos lhe responder o mais breve possível. Será um prazer falar com você!

contato@clinicapenchel.com.br

(31) 99551-5692 - WhatsAppp

Av. Dos Bandeirantes, 766
Mangabeiras | Belo Horizonte - MG

Horário de Funcionamento:
Segunda à Sexta - 8h às 20h
Sábado - 8h às 12h

FORMULÁRIO DE CONTATO

Desenvolvido pela Agência Central

TOP

Fale conosco!

× WhatsApp