A palavra ayurveda (em sânscrito) é formada por duas partes: ayur, que significa “vida”, e veda, que quer dizer “conhecimento”.
A medicina ayurvédica, ou ayurveda, é o conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7.000 anos. Ela é composta por cinco elementos da natureza – éter, ar, fogo, água e terra –, e seu objetivo é estudar as influências deles na natureza e no ser humano.
A maneira como a medicina ayurvédica lida com a alimentação é muito importante, porque os alimentos são considerados sagrados e medicinais. A nutricionista e terapeuta Brenda Ribas, que atende no SPA Mitra, explica que “a base do conceito de tudo é melhorar a digestão para que a pessoa possa absorver bem os nutrientes e digeri-los”.
A alimentação, assim como todos os pilares do ayurveda, é dividida em doshas, e cada um de nós apresenta um deles, que é definido com base em nossas características físicas, emocionais e mentais: Vata, Pitta e Kapha. “Todas as pessoas carregam em si um pouco de cada dosha. Mas, para o indivíduo saber qual é o dele, precisa consultar um nutricionista e um terapeuta ayurvédico”, informa Brenda.
Texto: Dr Lucas Penchel e Stefani Rocha (Estagiaria de Nutrição – PUC Minas)