Um estudo espanhol feito ao longo de vários anos e divulgado na revista “The Lancet Diabetes & Endocrinology” mostrou que a dieta do Mediterrâneo com alto teor de gordura não promove o ganho de peso corporal.
Segundo o estudo, o teor de gordura na dieta não, necessariamente, mede os benefícios e os malefícios dos alimentos.
Para realizarem a pesquisa, pesquisadores da Universidade de Barcelona, na Espanha, contaram com a participação de 7.447 pe21ssoas entre 55 e 80 anos, as quais se submeteram a uma dieta específica durante cinco anos. Noventa por cento dos participantes tinham sobrepeso, e todos apresentavam risco cardiovascular ou diabetes tipo 2. Eles foram randomizados em três grupos. O primeiro deles, formado por 2.543 pessoas, deveria se alimentar com uma dieta do Mediterrâneo sem restrição de calorias e rica em azeite de oliva; o segundo grupo, com 2.454 pessoas, seria alimentado com uma dieta do Mediterrâneo sem restrição de calorias e rica em nozes, e o terceiro, com 2.450 integrantes, praticou uma dieta com pouca gordura.
Após cinco anos, a ingestão total de gordura havia diminuído de 40% a 37,4% no grupo da dieta com pouca gordura. Em contraste, ela havia aumentado nos dois grupos – no da dieta com azeite de oliva, de 40% para 41,8%, e no de nozes, de 40,4% para 42,2%. Já a porcentagem de ingestão de energia de proteínas e carboidratos diminuiu nos dois grupos da dieta do Mediterrâneo. Todos os participantes do estudo perderam algum peso: 0,88 kg no grupo de azeite de oliva, 0,60 kg no da dieta com baixo teor de gordura e 0,40 Kh no grupo das nozes. No entanto, a circunferência da cintura aumentou: 1,2 cm para a dieta com baixo teor de gordura, 0,85 cm para o grupo de azeite de oliva e 0,37 cm para o grupo das nozes.
O estudo, cujo autor é Ramon Estruch, forneceu provas de que o teor completo de gordura na dieta não é o elemento mais importante, mas, sim, o tipo de gordura consumido – e que ácidos graxos em nozes, peixes e vegetais ricos em fenóis são mais saudáveis. Portanto, concluiu-se que a dieta do Mediterrâneo com alto teor de gordura não tem praticamente nenhum efeito no peso corporal ou na circunferência da cintura, mas oferece muitos benefícios.
Fonte: “The Lancet Diabetes & Endocrinology”