De acordo com a revisão Cochrane, apresentada na “European Respiratory Society 2016”, a adição da vitamina D à medicação para a asma pode levar à redução dos ataques provocados por esse problema.
O estudo avaliou 435 crianças e 658 adultos, tendo como resultado a redução significativa da taxa de ataques. No entanto, essa conclusão foi baseada apenas em dados de adultos.
O pesquisador Dr. Martineau afirmou que mais pesquisas devem ser realizadas com o intuito de se tentar identificar se os benefícios da vitamina D são restritos aos pacientes deficientes da vitamina, pois uma grande proporção dos participantes do estudo estava com valores de deficiência ou insuficiência.
A vitamina age com efeito anti-inflamatório nos pulmões, induzindo mecanismos antimicrobianos, além de proporcionar outros benefícios, como ser vital para a regulação da pressão arterial, ajudar na absorção de cálcio (desenvolvimento ósseo/combate à osteoporose) e de fósforo, fortalecer o sistema imune e atuar na secreção de insulina. A ingestão recomendada pelo U.S Dietary Reference Intake para crianças e adultos de até 50 anos é de cinco microgramas por dia (200 UI/dia) e aumenta para dez microgramas/dia (400 UI/dia) para pessoas entre 50 e 71 anos de idade e para 15 microgramas/dia para idosos acima dos 70 anos.
Texto: Dr. Lucas Penchel e Marcela Fernandes (Nutrição UFMG)
Referências: Martineau AR, Cates CJ, Urashima M, Jensen M, Griffiths AP, Nurmatov U, Sheikh A, Griffiths CJ. Vitamin D for the management of asthma. Cochrane Database of Systematic Reviews 2016, Issue 8. Art. No.: CD011511. DOI:10.1002/