O câncer de próstata é uma doença que surge a partir do desenvolvimento de um cancro/tumor na próstata (glândula do sistema reprodutor masculino). A enfermidade pode aparecer por diversos fatores, entre eles idade (a partir dos 50 anos), sobrepeso e tabagismo. Homens cujo pai ou irmão tiveram câncer antes dos 60 anos possuem maior chance de desenvolvê-lo. Quando a doença é detectada em seu estágio inicial, a pessoa tem 99% de chance de cura. Assim, tanto a prevenção quanto a detecção precoce da doença são importantes. Por esse motivo, foi criado o NOVEMBRO AZUL, para a conscientização de todos!
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, em 2014 foram diagnosticados 68 mil novos casos só no Brasil. Apesar disso, muitos homens, por preconceito, deixam os exames de lado e descobrem o problema em estágio avançado.
Numa fase inicial, a doença geralmente não apresenta sintomas. Porém, podem surgir indícios de que algo não anda bem, como a dificuldade em urinar ou urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Já em um estágio avançado do câncer, os sintomas mais comuns são: micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, dor ou ardor ao urinar, impotência, presença de sangue no líquido seminal, fraqueza e até a perda do controle da bexiga ou do intestino devido à pressão do tumor sobre a medula espinhal.
Para se investigar o câncer de próstata, são feitos dos exames: o de toque retal e o Antígeno Prostático Específico (PDS). A suspeita sinalizada pelos testes é confirmada por meio de uma biópsia, que consiste em analisar pequenos pedaços da glândula.
Como prevenção é recomendada uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais e com menor teor de gorduras, principalmente de origem animal. Além da prática de exercícios físicos regularmente, diminuir a ingestão de álcool e não fumar são orientações simples feitas pelos médicos e que funcionam!