Alguns chás são potentes diuréticos naturais e ótima estratégia para afastar a sensação de desconforto e inchaço provocada pelo excesso de sódio na alimentação, pelo sedentarismo, pelos hormônios, pela TPM, entre vários outros fatores.
Os chás diuréticos, assim como qualquer alimento diurético, são capazes de aumentar a produção de urina e, assim, eliminar maior quantidade de água, toxinas e sódio, ajudando então a combater a retenção de líquidos que extravasam dos vasos sanguíneos e ficam retidos no tecido subcutâneo. Porém, é importante esclarecer que os chás diuréticos não emagrecem, eles ajudam a eliminar os líquidos retidos, o que pode levar a uma diminuição de peso na balança devido à eliminação de água, e não de gordura.
Abaixo estão algumas opções de chás diuréticos:
Chá de hibisco: ajuda no controle do colesterol e é muito diurético, capaz de fazer uma varredura de toxinas no organismo, além de possuir menos cafeína que o chá verde, mas benefícios semelhantes.
Chá de cavalinha: ajuda na formação de colágeno e elimina a retenção de líquidos.
Uma boa opção para o tratamento da celulite.
Chá de folha de dente-de-leão: essa planta, por aumentar a eliminação de líquidos, é uma das mais utilizadas no tratamento de doenças renais e urinárias. É rica em potássio e não diminui a concentração desse mineral no organismo, o que ocorre com o uso de remédios diuréticos.
Chá de salsa: esse tempero bem comum também serve para a preparação de um dos chás diuréticos mais poderosos que existem. Além disso, trata-se de uma ótima fonte de vitamina C, ferro e potássio. O chá feito das folhas frescas oferece mais benefícios que o das folhas secas, e, devido a seu poder diurético, pode auxiliar no processo de emagrecimento.
Chá verde: é desintoxicante e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Ele é muito conhecido por sua ação termogênica, pois acelera o metabolismo na queima de gorduras e pode contribuir na perda dos quilos extras.
Vale lembrar que nenhuma dessas bebidas é milagrosa e que sempre é preciso aliar uma dieta equilibrada e exercícios físicos para viver de forma mais saudável.