O veganismo é um estilo de vida baseado no não consumo de qualquer alimento de origem animal. Os veganos são motivados, principalmente, pelo respeito aos animais e pela preservação da natureza. Já os vegetarianos se privam apenas do consumo da carne, mas continua se alimentando de outros produtos de origem animal. Pesquisa feita pelo Instituto Ibope em 2012 apontou que 8% (16 milhões) da população brasileira se declaram vegetarianos. Não existem estudos sobre o número de veganos, mas estima-se que, dos 16 milhões de brasileiros vegetarianos, 5 milhões sejam veganos.
✔ PROTEÍNA: o consumo adequado de proteína é a principal preocupação. Para se garantir uma quantidade apropriada, é necessário ingerir diariamente proteínas de origem vegetal e oleaginosas. É importante alternar sempre para que uma fonte complemente a outra. Proteínas de origem vegetal são encontradas facilmente em lojas de linha saudável.
✔ VITAMINA B12: único nutriente que um vegetariano pode precisar suplementar mesmo com uma dieta bem-planejada, visto que ele é encontrado exclusivamente nos alimentos de origem animal. Sua deficiência pode causar anemia e afetar o funcionamento do sistema nervoso. A suplementação dessa vitamina precisa ser prescrita pelo médico ou pelo nutricionista.
✔ FERRO: é encontrado tanto na forma heme, obtida nos alimentos de origem animal, quanto na não heme, presente nas fontes vegetais. Nessa segunda opção, a absorção do ferro é prejudicada devido à presença de alguns compostos que se podem encontrar no café, no chá e no cacau, nas fibras e no cálcio. Para melhorar a absorção desse nutriente, é aconselhável a ingestão de alimentos ricos em vitamina C. Acompanhe sua refeição com um bom suco de frutas cítricas, sua principal fonte!
✔ CÁLCIO: encontrado principalmente nos laticíneos, pode ser substituído com facilidade. Ele pode ser obtido no consumo dos vegetais folhosos verde-escuros (ricos em vitamina K), das castanhas e das sementes.
📝 Dica: quem está pensando em aderir ao movimento deve, antes de qualquer coisa, buscar a orientação de um nutricionista e checar se seu organismo tem predisposição à anemia ou déficits nutricionais.