Primeira programe se com antecedência uma visita ao ginecologista para ele elaborar a melhor estratégia. A ginecologista @dratalithamelo da @clinicapenchel possível deu algumas dicas. “Eu prefiro antecipar a menstruação da atleta para que no dia da prova ela se beneficie da melhor fase hormonal para seu bom desempenho físico. Caso seja for possível, a atleta menstruada deve preferir usar absorventes internos, indico o clássico absorvente de algodão ( duração de 4 a 6 horas) ou novidade do mercado que ‘e o absorvente interno de espuma ( duração de 6 a 8 horas) . Ainda temos a opção do coletor menstrual ou ‘copinho que e’ feito de silicone e por isso não causa alergias A mulher encaixa no fundo canal vaginal e ele impede o extravasamento do fluxo, pode permanecer ate 10 horas, depois basta retirar, esvaziar , lavar e reutilizar. Boa opção para quem tem alergia absorventes.
Se ela optar pelo absorvente externo, sugiro usar os modelos anatômicos com ultra absorção, bem fininhos com cobertura suave (algodão). A cobertura seca (parece um filme plástico) pode assar a virilha pela fricção da corrida. Quanto ao uso da calcinhas, existe no mercado modelos com linha íntima esportiva com corte a laser, tecido tecnológico e antibactericida, com diferentes níveis de compressão (melhora o contrapeso dos músculo e postura corporal) e ventilação estratégica de partes críticas de suor.
Após o fim do campeonato, troque a calcinha suada e o absorvente. Se possível tomar banho para manter cuidados com a higiene íntima!