Clínica Penchel

  • Início antigo
  • Tratamentos
  • Equipe
  • Sublocação
  • Contato
    • Trabalhe Conosco
    • Onde estamos
    • Política de privacidade
  • Conteúdos
    • Blog
AGENDAR
  • Home
  • Notícias
  • Pasta de Amendoim: mocinha ou vilã?
19 de maio de 2025

Pasta de Amendoim: mocinha ou vilã?

Dr. Lucas Penchel
terça-feira, 10 abril 2018 / Published in Notícias

Pasta de Amendoim: mocinha ou vilã?

A pasta de amendoim se tornou um dos alimentos mais presentes no cotidiano daqueles que adotam uma alimentação saudável, sendo utilizada, principalmente, como pré ou pós-treino por praticantes de atividades físicas. Essas pessoas, geralmente, buscam alimentos que são fonte de gordura boa, ou seja, que têm alto potencial energético, além de um alto índice proteico, como é o caso da pasta de amendoim – uma porção de 100 g do produto contém 49 g de gordura e 26 g de proteína.

No entanto, é importante que os consumidores estejam atentos, pois a presença excessiva dessa leguminosa na rotina alimentar pode oferecer mais danos do que benefícios. É que o amendoim, por ser um alimento rico em gorduras, provoca o aparecimento de acnes na pele e aumenta a oleosidade dos cabelos. E, mais importante do que isso, a leguminosa costuma ser abrigo de uma substância tóxica e cancerígena produzida por alguns tipos de fungos, a chamada “aflatoxina”. Ela ainda possui grande potencial alergênico. O que acontece, em geral, é que, após um longo período consumindo tal produto, o organismo fica mais inflamado, podendo desencadear várias reações de acordo com a predisposição genética do indivíduo. O uso excessivo do amendoim pode acarretar problemas como rinite, sinusite, asma, enxaqueca e resistência à insulina. Para evitar que esse tipo de situação aconteça, o consumidor deve se atentar para o selo “Qualidade Certificada Pró-Amendoim-Abicab”, que atesta que o produto está livre de aflatoxina. Outro cuidado que se deve ter é quanto à composição de ingredientes da pasta, que deve conter apenas o amendoim, e não possuir adição de açúcar e/ou de gordura vegetal.

Portanto, considerando-se isso, a pasta de amendoim pode ser incluída na dieta, pois é um alimento com valor energético alto, que possui poucos carboidratos e elevado teor de proteínas e fibras alimentares. Muitas vezes, quando se pensa na elevada quantidade de gorduras presente no amendoim, pressupõe-se que ele não é um bom alimento, porém a gordura dele é de boa qualidade, pois ela protege o corpo de doenças cardiovasculares, além de diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) e de triglicerídeos.

  • Tweet
Tagged under: antiaging, avaliação médica, Bioquantum, dr lucas penchel, Medicina do esporte BH, Medicina Ortomolecular, medicina preventiva, Medicina Quantica, médico do esporte, medico esportivo, Nutriçao BH, Nutrologia BH, nutrologia esportiva, nutrólogo, Nutrologo BH, nutrologo esportivo, nutrologos, Ortomolecular, prevenção de doenças, reeducação alimentar, Rejuvenescimento

What you can read next

Repost sobre Amtoconcepcionais hormonais do colega ginecologista e mestre @drsergiocabral
Gestrinona: a febre do chip da beleza
Nenhum medicamento para Alzheimer funciona tão bem quanto o exercício físico

No Comments to “ Pasta de Amendoim: mocinha ou vilã?”

  1. Larissa says :Responder
    2 de dezembro de 2019 at 20:07

    Onde encontra pasta de amendoim com esse selo abicab em BH? Já procurei em varios lugares e não achei. Obrigada

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Por favor, preencha o formulário para que possamos lhe responder o mais breve possível. Será um prazer falar com você!

contato@clinicapenchel.com.br

(31) 99551-5692 - WhatsAppp

Av. Dos Bandeirantes, 766
Mangabeiras | Belo Horizonte - MG

Horário de Funcionamento:
Segunda à Sexta - 8h às 20h
Sábado - 8h às 12h

FORMULÁRIO DE CONTATO

Desenvolvido pela Agência Central

TOP

Fale conosco!

× WhatsApp