Sabe-se que o desgaste das articulações e as doenças articulares podem ser minimizados com a incorporação de colágeno, mas também é importante haver o equilíbrio de alguns nutrientes no organismo. As vitaminas e os minerais são indispensáveis para o corpo manter-se em plena atividade, visto que, com a presença deles, ocorrem diversas reações químicas por todo o organismo, como a constante reconstrução do colágeno desgastado.
Os nutrientes funcionam como auxiliadores para o colágeno conseguir exercer sua formação dentro do corpo. Em especial, alguns desses elementos influenciam diretamente no bom funcionamento ósseo e articular, com destaque para as vitaminas C, D e K e para os minerais magnésio, manganês e zinco.
Vitamina C
O ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C, é o principal auxiliar na transformação de aminoácidos essenciais na formação do colágeno. Isso quer dizer que sem ele não há formação de colágeno no corpo. E isso faz da vitamina C uma molécula vital para a saúde dos tecidos conectivos.
Vitamina D
Evidências apontam que pacientes acometidos com artrose geralmente têm níveis baixos de vitamina D. Os condrócitos, células formadoras de colágeno, possuem em sua superfície receptores para a vitamina D. Acredita-se que ela, além de auxiliar na fixação do cálcio do tecido ósseo, também contribui para a regeneração da cartilagem destruída, inibindo a progressão da artrose. Para a artrite reumatoide, proposta terapêutica baseada em pesquisa recente indica que o uso sinérgico de vitamina D3 com peptídeos de colágeno causa diminuição dos níveis de citocina (pró-inflamatória).
Vitamina K
Bastante promissora no tratamento de artrose, a vitamina K tem sua ação no tecido ósseo já muito documentada devido à sua função de induzir a mineralização óssea, prevenindo a osteoporose. No âmbito das articulações, a vitamina K pode ajudar por meio de seu potencial anti-inflamatório.
Magnésio
O bom funcionamento do corpo requer dosagens ideais de magnésio. Esse importante mineral é cofator para mais de 300 enzimas, sendo necessário inclusive para os ossos e para as articulações. É o magnésio, juntamente com a vitamina K2, que auxilia o hormônio calcitonina a retirar o excesso de cálcio circulante e a fixá-lo nos ossos, sendo indispensável também para a transformação da vitamina D em sua forma ativa. Sem o devido equilíbrio de magnésio no corpo, o excesso de cálcio circulante irá se fixar por diversos locais, incluindo as articulações, propiciando um processo de inflamação, dor local e levando ao desgaste da cartilagem.
Zinco
Sua presença é indispensável para a atividade osteoblástica (formação óssea) e para a síntese de colágeno. Uma suplementação com zinco resulta em maior síntese de massa óssea e de colágeno, melhorando o crescimento de crianças, por exemplo.
Fonte: revista “Essenthia”