O trigo é a fonte de carboidrato mais cultivada em todo o mundo, tão logo alcançou o topo dos alimentos mais consumidos no planeta. Mas como aumentaram a produção do trigo, se a população mundial apresentava progressão geométrica e a oferta dos alimentos era de maneira aritmética, além do que as pragas devastaram grande parte da produção de trigo na américa do norte e central. Tarefa realizada pela indústria, com o aval do Dr. Norman Borlang que realizou um aprimoramento genético onde tinha como principal objetivo aumentar a sua produtividade e melhorar o seu processamento (com uso de fertilizantes nitrogenados, defensivos agrícolas,etc). Período conhecido como Revolução Verde, onde o Dr. Norman conseguiu multiplicar a produtividade do trigo, inclusive onde a fome já havia chegado, trabalho que lhe rendeu prêmio nobel em 1970 !
Mudança genética que modificou a espécie, que antes tinha 14 cromossomos(Diploide), para os incríveis 42 cromossomos(Hexaploide). Além disso na década de 70 as recomendações dietéticas americanas passaram a incentivar a substituição da proteína animal pelo trigo (QUE LOUCURA!!!), todos estes fatores elevaram ainda mais o consumo mundial de trigo.
Se considerarmos que este novo trigo oferece uma quantidade 20x maior de glúten que o seu antepassado não modificado e que a sua quantidade nutritiva não tivesse se esgotado, podemos concluir que o aumento do consumo do glúten ultrapassou os níveis seguros para o organismo humano, sendo a explicação para tantos problemas!
Segundo estudo do Centro para Controle e Prevenção de Doenças, a incidência de alergias alimentares no mundo cresce 50% entre 1997 e 2013. Na China os casos mais que dobraram, na Europa subiu 700%e, no Brasil 2 milhões têm algum tipo de alergia à comida. Como explicar a explosão de casos nos últimos anos. Nosso DNA não mudou muito neste período, mas a comida que comemos SIM. Segundo Centro Internacional de Pesquisas para Desenvolvimento 50% das calorias consumidas no planeta vem de apenas 3 alimentos ( ARROZ, MILHO e TRIGO) e o TRIGO é o mais cultivado de todos eles, e está em comidas “gostosas” como pão, pizza, massa, cerveja, massa de tomate, batata frita congelada, hambúrguer, biscoitos, bolo,etc.
Algumas dos sinais e doenças relatados na literatura que tem o glúten como engatilho:
– Obesidade
– Diabetes
– Enxaqueca
– Depressão
– Déficit de atenção
Alternativas como tapioca, pão sem trigo, sopas e molhos feito em casa, macarrão de quinoa ou arroz, pizzas, bolos e doces feito com farinha de arroz, milho, linhaça.
FONTE:
Barriga de Trigo William Davis WMF Martins Fontes, 2014
A dieta da Mente David Perlmutter, Editora paralela, 2014
The Mayo Clinic Diet- Funda~ção Mayo, 2013
Glúten Toxicidade, reações e sintomas – Denise Carreiro
Imunologia Celular e molecular Elsevier 2008
Gluten Sensitive Enteropathy Scand J Gastroenterol 1978