Noventa e cinco por cento das paradas cardíacas súbitas são fatais e cinco milhões de pessoas morrem anualmente de parada cardíaca em todo o mundo. Para melhorar a prevenção, cientistas estão buscando sinais que prevejam esse evento. Pesquisadores americanos acabaram de descobrir que o nível de certos hormônios sexuais fornece indicações. O estudo foi publicado na “Heart Rhythm”.
Os dados analisados foram extraídos do Estudo de morte súbita inesperada (Sudden Unexpected Death Study) de Oregon, que incluiu todas as mortes relacionadas a causas cardíacas em Portland e áreas adjacentes ao longo de vários anos. Os pesquisadores no Instituto do Coração Cedars-Sinai em Los Angeles (Califórnia) analisaram os níveis de hormônios no sangue de 149 pacientes com morte cardíaca súbita e os compararam aos níveis de 149 sujeitos do estudo que tiveram doença da artéria coronária, mas não tiveram parada cardíaca súbita.
O estudo mostrou que homens com parada cardíaca súbita tinham níveis mais baixos de TESTOSTERONA: 4,4 nanogramas por mililitro, comparados a 5,4 nanogramas no grupo controle. Os níveis de estradiol eram mais altos em ambos os sexos que sofreram parada cardíaca súbita: nos homens, 68 picogramas por mililitro, comparados a 52 picogramas; nas mulheres, 54 comparados a 36 picogramas.
“Esta foi a primeira vez em que foi relatada uma associação entre níveis de hormônios sexuais e parada cardíaca súbita”, disse o líder do estudo, Sumeet Chugh. Entretanto, os resultados ainda precisam ser confirmados em outros estudos.