Não é de hoje que diversos estudos apontam que os picos de hiperglicemia que ocorrem no diabético têm sido associados a doenças cardiovasculares, câncer, doença de Alzheimer, insuficiência renal e danos na retina. Recentemente estudos na Universidade de Tel Aviv (Israel), relatam que o consumo de concentrado proteico de soro de leite, antes das principais refeições, pode ajudar a controlar este aumento de glicose.
Os investigadores utilizaram 50 gramas de soro de leite, em 250 ml de água ou de um placebo, seguido der um alimento com alto índice glicêmico( três fatias de pão branco e geleia açucarada). As amostras de sangue foram retiradas 30 minutos antes da refeição, logo quando a proteína de soro de leite ou bebidas placebo foram consumidos. Além disso nas amostras foram avaliadas a concentração plasmática de glicose e insulina nos minutos 15, 30, 60, 90, 120, 150 e 180 .
A equipe observou que os níveis de glicose caíram em 28% após a a ingesta do soro do leite, com uma redução uniforme durante fases precoces e tardias do teste. Com a ingestão do soro a insulina e a GLP-1 também apresentaram uma reposta significativamente mais elevados (105 e 141%, respectivamente), que reflete em um aumento de 96% na resposta precoce da insulina.
Observando-se que a ingesta da proteína do soro do leite foi capaz de reduzir a glicemia pós-prandial em pacientes diabéticos tipo 2, os autores garantem que proteína do soro pode, representa uma nova abordagem para melhorar as estratégias de redução da glicose no diabetes tipo 2.
Jakubowicz D, Froy O, Ahren B, Boaz M, Landau Z, Bar-Dayan Y, Ganz T, Barnea M, Wainstein J. “incretinas, insulinotropic e efeitos hipoglicemiantes de proteína de soro de pré-carga em diabetes tipo 2: a ensaio clínico randomizado. “Diabetologia. 2014 setembro; 57 (9): 1807-1811.