Nos países desenvolvidos e emergentes, a mudança quanto à compra de alimentos nos supermercados muda os hábitos alimentares das pessoas e pode levar ao aumento de peso nos adultos. Este é o resultado de um estudo realizado por pesquisadores alemães publicado na revista “Public Health Nutrition”.
Cientistas da Universidade de Goettingen analisaram dados de 450 famílias de diversas cidades no Quênia, com e sem supermercado. Além de coletar informações detalhadas sobre o comportamento dos consumidores, os pesquisadores também mediram a altura e o peso das pessoas de cada família.
O estudo confirmou que a compra de alimentos em supermercados contribui para alterações nos hábitos alimentares. As pessoas que fazem compras em supermercados comem mais alimentos processados e têm maior ingestão de calorias; têm uma probabilidade 13 por cento maior de sobrepeso ou obesidade do que as pessoas que compram seus alimentos em pontos de venda tradicionais.
Uma outra dica é evitar realizar a sua feira quando estiver com fome , isso se deve ao fato do consumo e compra de produtor hipercalóricos ser infinitamente superior nos momentos em que a pessoa se encontra na privação de comida. Nesses momentos a tendência é comprar mais e do pior!