Além de fatores como predisposição genética, traumas locais e exposição ambiental, o aparecimento de aftas pode ser devido à falta de certas vitaminas ou a algum problema no sistema imunitário como, por exemplo, a falta da vitamina B2, chamada de riboflavina. Tal vitamina é responsável pela prevenção do surgimento de aftas e fissuras nos lábios, sendo encontrada principalmente em alimentos, o que dispensa, na maioria das vezes, sua suplementação. Leite e derivados – queijo, iogurte -, ovo, carnes magras e vegetais verdes são as principais fontes de vitamina B2.
Outra fonte aliada ao combate do aparecimento de aftas é a vitamina C, por fortalecer as defesas naturais do corpo, em razão dos antioxidantes que combatem os radicais livres que, em excesso, favorecem a instalação de doenças. Além do mais, ela auxilia no processo de cicatrização de feridas e sangramentos de gengivas. Goiaba, limão, laranja, acerola, morango, tomate e pimentão são exemplos de alimentos riquíssimos em vitamina C.
Em geral, as aftas desaparecem em cerca de uma a duas semanas, de forma espontânea. Porém, podem ser recomendados alguns produtos específicos, prescritos por médicos e dentistas, para ajudar a aliviar os sintomas e prevenir infeções mais agressivas.
Contudo, resta claro a importância em manter uma alimentação saudável, rica em nutrientes e com o mínimo de produtos industrializados. Além disso, é também muito importante manter-se hidratado, pois a água auxilia na eliminação de toxinas, ajudando no processo de prevenção.
@brunavillelamendes Estagiária de Nutrição