Quem tem rinite sabe o quanto essa patologia incomoda. A boa notícia é que o uso de probióticos pode melhorar os sintomas e reduzir as crises. Entenda!
A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal induzida pela exposição a alérgenos (ácaro, poeira, pelo de animais, alimentos…) que gera uma resposta inflamatória mediada por IgE, resultando em sintomas crônicos ou recorrentes.
Os principais são rinorreia aquosa, obstrução/prurido nasais, espirros e sintomas oculares, tais como prurido e hiperemia conjuntival, os quais se resolvem espontaneamente ou através de tratamento.
Acredita-se que hábitos de vida menos saudáveis, como a utilização de produtos industrializados na alimentação, e o contato com micro-organismos podem propiciar mudanças nas características imunológicas dos indivíduos, predispondo-os, por exemplo, a doenças de etiologia alérgica. Evidências em pesquisas mostram que isso gera uma microbiota intestinal anormal.
Esses mesmos estudos têm detectado que o uso de probióticos – micro-organismos que afetam de forma benéfica o organismo por equilibrarem a microbiota intestinal – é eficaz para a melhora dos sintomas da patologia e para a diminuição de crises.