REPOST Marcelo Carvalho
Adoçante ou frutose – o que é melhor ??
Atualmente vivemos um “boom” no consumo de adoçantes. A indústria e sua tecnologia possibilita a produção de diversos alimentos onde o sabor adocicado se faz pelos adoçantes. Bem, não vou me ater sobre os malefícios dos adoçantes que são muitossss.
Mas vou chamar atenção mais uma vez a frutose. Um dado interessante é que pacientes pós-bariatricos são tratados com suplementos líquidos de baixo valor energético onde essas bebidas são comumentes adocicadas com aspartame e não frutose. A figura em anexo é resultado de um trabalho publicado esse ano onde pacientes obesos (com IMC para cirurgia bariátrica) consumiram uma dieta de baixo valor calórico, porém no lugar do aspartame, se usou FRUTOSE. Resultado?? Todos tiveram redução do peso corporal, redução da glicose e consequentemente redução da Hemoglobina glicada(Glicose média dos últimos 90 dias)
Até aqui nenhuma novidade, ou seja, redução na energia ingerida leva a uma perda de peso. Porém, o artefato encontrado nesse estudo é a coerência com os diversos estudos que demonstram os malefícios do EXCESSO de frutose, PORÉM quando se controla a quantidade ingerida, os benefícios ocorrem do mesma forma que nas dietas com uso de adoçantes. Agora pensem em um paciente obeso com possíveis alterações tireoidianas e em pleno desequilíbrio intestinal.
O que é melhor para ele?? Usar adoçantes ou consumir frutas (com moderação, ajuste energético, bla, bla, bla) que não só proporcionarão emagrecimento, MASSS toda sinalização inflamatória, alteração do Ph intestinal, neurotransmissão e tantos outros benefícios descritos na literatura. Parece que estou fazendo apologia a frutose, NÃO!!! E muito menos incentivando o consumo dos XAROPES! Apenas estou fazendo apologia ao bom senso. Abs a todos