É preciso atentar para o PH da água, que, se for mais ácido que o do nosso sangue, pode envelhecer e acidificar o organismo corpo.
Isso prejudica nossa saúde, ocasionando doenças como câncer, diabetes, obesidade e osteoporose. Há estudos comprovando que a maior parte das enfermidades desenvolvidas no ser humano se deve à influência de ácidos. E os antioxidantes ajudam a neutralizar os ácidos que se produzem por meio de nosso metabolismo.
O processo de ionização da água é como se ele a reformasse, permitindo-lhe ter entre quatro e seis moléculas por cluster, quantidade que faz com que a água penetre mais facilmente nas células, contribuindo para a prevenção de muitos problemas associados à desidratação crônica, como baixa energia, problemas digestivos, constipação e obesidade.
O mais importante é que a água alcalina ionizada pode ajudar nosso organismo a recuperar sua habilidade de funcionar em seu nível mais alto e manter um adequado balanço de pH, o que pode nos fornecer ricas fontes de minerais alcalinos, como cálcio, magnésio e potássio.
Outro estudo feito com a água alcalina mostrou que o consumo de dois litros de água alcalina ionizada durante dois meses levou a uma perda de peso de cerca de 5 kg e a uma redução da gordura corporal em torno de 3 kg.
A diminuição da sensação de barriga inchada é outro efeito benéfico proporcionado pela água alcalina, por conta de sua ação no sistema gastrointestinal. Isso ocorre especialmente em pessoas que sofrem de aerofagia, que é a acumulação excessiva de gases no sistema gastrointestinal.
Fontes: Obesity and overweight. Organ Mund Saúde. 2013. Disponível em: http://www.bioline.org.br/pdf?gm05022; Altunkaynak Z. Effects of high fat diet induced obesity on female rat livers (A histochemical study). Eur J Gen Med. 2005;2(3):100–