ALERTA: Dengue, Chikungunya e Zika
Alerta: Dengue!
Segundo o Ministério de Saúde, a Dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e sua principal forma de transmissão é pela picada do mosquito. Há registros de transmissão vertical (gestante – bebê) e por transfusão de sangue. Existem quatro tipos diferentes: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
Não existe um tratamento específico para dengue, pois o tratamento é feito para aliviar os sintomas; sendo assim, quando os mesmos aparecerem, é importante procurar um serviço de saúde mais próximo, ingerir bastante líquido e ficar em repouso (não tomar medicamentos por conta própria). Já que não existe um tratamento específico para a dengue, o mais importante é a prevenção: acabar com o mosquito!
Como acabar com a dengue?manter a casa limpa, eliminando os possíveis criadouros(manter bem tampados caixas, tóneis, barris de água, guardar garrafas de vidro ou plástico de boca para baixo, encher os pratinhos ou vasos de plantas com areia até a borda, limpar as calhas com frequência para que galhos não possam impedir a passagem da água); repelentes e inseticidas também podem ser usados seguindo as instruções nos rótulos.
Alerta: CHIKUNGUNYA!
Segundo o Ministério de Saúde, a Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aeges aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014.
Não existe vacina ou tratamento específico para Chikungunya. Os sintomas são tratados com medicação para febre e as dores articulares.
Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) por causa do risco de hemorragia. Recomenda-se repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância.Assim como a dengue, é fundamental que as pessoas eliminem os criadouros de mosquito nas casas.
Como eliminar os focos: manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água; Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada; Manter sempre de boca para baixo garrafas de vidro ou de plástico; Encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; Limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem de água; Se for guardar pneus em casa, retirar toda a água e mantenha-os em locais abertos, protegidos da chuva.
Alerta: ZIKA
O Zika, segundo o Ministério de Saúde, é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e foi identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O principal modo de transmissão do vírus é a picada do mosquito. Outras possíveis formas de transmissão do Zika precisam ser avaliadas com base em estudos científicos. Não há evidências de transmissão do vírus Zika por meio do leite materno, assim como por urina, saliva e sêmen.
Não existe tratamento específico para infecção pelo vírus Zika. Também não há vacina contra o vírus. O tratamento recomendado para casos sintomáticos é baseado no uso de paracetamol ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor, mas, lembrando sempre que, os casos suspeitos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde.
Para prevenção/proteção recomenda-se utilizar telas em janelas e portas, utilizar roupas compridas e, se utilizar roupas que deixem áreas do corpo expostas aplicar repelente.
Cuidados para a gestante: Busque em uma Unidade Básica de Saúde para iniciar o pré-natal assim que descobrir a gravidez e comparecer às consultas regularmente; vá a todas as consultas uma vez por mês até a 28ª semana de gravidez, a cada 15 dias entre a 28ª e a 38ª semana, e semanalmente no início da 36ª semana até o nascimento do bebê e tomar todas as vacinas indicadas para gestantes.