O apoio de um médico parece ser um fator significativo para a perda de peso eficaz, revela um recente estudo norte-americano publicado na revista “Patient Education and Counseling”. Participantes que classificaram o apoio de seu médico como especialmente útil perderam cerca de duas vezes mais peso do que aqueles que não o fizeram.
Para o estudo, pesquisadores da Johns Hopkins University, em Baltimore, Maryland, analisaram informações reunidas no estudo “Practice-based Opportunities for Weight Reduction” (em português, “Oportunidades Baseadas em Prática para a Redução de Peso”), um trabalho de dois anos, randomizado e controlado, e financiado pelo governo federal. Durante o estudo, alguns pacientes obesos trabalharam para perder peso com a ajuda de orientadores de nutrição e saúde (health coach), enquanto seus esforços eram supervisionados por seus médicos de família. No fim do processo, 347 pacientes (63% mulheres) responderam a pesquisas que perguntavam, em parte, sobre suas relações com seu médico de família e se foi útil o envolvimento dele no estudo.
Resultados de uma análise mostraram que, praticamente, todas as 347 pesquisas de pacientes analisadas para o estudo da Johns Hopkins relataram relacionamentos de alta qualidade com os médicos. Esses pacientes, que deram a seus médicos as maiores classificações quanto a “apoio” durante o estudo, perderam uma média de 5 kg; já aqueles que atribuíram a seus médicos as classificações mais baixas no quesito “apoio” perderam somente cerca de 2,3 kg.
O estudo ratifica a evidência de que profissionais são muito importantes nos esforços de perda de peso de seus pacientes. Considerando-se que, hoje em dia, programas de perda de peso são executados comercialmente, associá-los a um acompanhamento multidisciplinar é a melhor maneira de se obter sucesso no tratamento.
Leblanc, E.S., O’Connor, E., Whitlock, E.P., Patnode, C.D., Kapka, T. Effectiveness of primary care-relevant treatments for obesity in adults: a systematic evidence review for the U.S. Preventive Services Task Force. Ann Intern Med. 2011;155:434–447.
Appel, L.J., Clark, J.M., Yeh, H.C., Wang, N.Y., Coughlin, J.W., Daumit, G. et al, Comparative effectiveness of weight-loss interventions in clinical practice. N Engl J Med. 2011;365:1959–1968.
Appel, L.J., Clark, J.M., Yeh, H.C., Wang, N.Y., Coughlin, J.W., Daumit, G. et al, Comparative effectiveness of weight-loss interventions in clinical practice. N Engl J Med. 2011;365:1959–1968.
Tsai, A.G., Wadden, T.A. Treatment of obesity in primary care practice in the United States: a systematic review. J Gen Intern Med. 2009;24:1073–1079.