Não é de hoje que os efeitos edificantes das bebidas energéticas são bem anunciados, mas um novo relatório conclui que o consumo entre os adolescentes, pode estar ligado com problemas da saúde física e mental. Os pesquisadores estão pedindo limites no uso dos energéticos principalmente nos adolescente e na redução da quantidade de cafeína em cada lata. O trabalho de pesquisadores da Universidade de Waterloo e Dalhousie University , publicado em Medicina Preventiva, descobriram que estudantes do ensino médio com tendência a depressão, bem como aqueles que inalam a fumaça do tabaco ou maconha são mais propensos a consumir bebidas energéticas .
” Enquanto não se sabe por que essas associações existem , a tendência é uma preocupação por causa da alta taxa de consumo entre os adolescentes “, disse Azagba , um pesquisador do Centro de Impacto sobre a Saúde da População da Universidade de Waterloo e principal autor do estudo. “Essas bebidas tem uma boa adesão dos jovens por causa de seus benefícios temporários, como o aumento da vigilância, melhora do humor e aumento da energia física e mental. ” Entre os 8.210 alunos do ensino médio pesquisados, quase dois terços relataram o uso de bebidas energéticas , pelo menos uma vez no ano passado, cerca de 20 por cento afirmou consumi-los uma vez ou mais por mês.
As campanhas de marketing parecem concebidos para atrair jovens e jovens adultos ,isso é uma combinação perigosa , especialmente para aqueles com risco aumentado para abuso de substâncias. As bebidas energéticas têm sido associados a uma série de efeitos negativos sobre a saúde , incluindo sintomas cardiovasculares, comprometimento do sono e nervosismo e náuseas. Os efeitos colaterais são causados por alta concentração de cafeína das bebidas .
Dado os efeitos negativos do consumo excessivo de cafeína , bem como a ocorrência coincidente do consumo de bebidas energéticas e outros comportamentos negativos nos adolescentes.
Isso não vai eliminar totalmente o problema , mas medidas como essas podem ajudar a a elucidar os danos à nossa juventude que pode estar associado com o consumo destas bebidas . Isso é algo que temos de levar a sério.
O estudo foi baseado em dados de 2012 do Estudante Uso de Drogas Survey, que consiste em uma amostra representativa de alunos do ensino médio júnior e sênior de três províncias do Canadá.