Clínica Penchel

  • Início antigo
  • Tratamentos
  • Equipe
  • Sublocação
  • Contato
    • Trabalhe Conosco
    • Onde estamos
    • Política de privacidade
  • Conteúdos
    • Blog
AGENDAR
  • Home
  • Artigos
  • Atividade física e esportiva na gravidez
19 de maio de 2025

Atividade física e esportiva na gravidez

Dr. Lucas Penchel
quarta-feira, 28 dezembro 2016 / Published in Artigos

Atividade física e esportiva na gravidez

Antes de se descreverem os aspectos mais relevantes sobre a grávida que quer praticar exercício, é importante esclarecer o significado das expressões “atividade física”, “exercício” e “esporte”, bem como a diferença existente entre elas.

Atividade física é qualquer movimento corporal que se consegue realizar em função de contração muscular e com um gasto energético acima do basal, que é a quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso.

Exercício é um tipo de atividade física mais estruturada, que envolve intensidade, frequência, duração, tendo como objetivo a melhora da aptidão física e, por conseguinte, da saúde. Assim, quando a mulher caminha até o mercado ou a qualquer lugar, com um determinado número de passadas por minuto, para percorrer a referida distância em certo intervalo de tempo, ela está fazendo exercício.

Esporte é uma espécie de atividade física que contempla conceitos de desempenho e competição. Assim, quando a mulher quer percorrer aquela distância até o mercado mais rapidamente do que qualquer outra pessoa, praticando esporte.

É relevante destacar que diversos órgãos internacionais, como a Organização Mundial de Saúde, o Centers for Disease Control, o American College of Sports Medicine (24), a American Heart Association e até mesmo o programa Agita São Paulo recomendam que “todo cidadão deve fazer pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente, de intensidade moderada, de forma contínua ou acumulada”.

Considerando-se isso, pode-se ressaltar que:

1) As grávidas deveriam acumular pelo menos 30 minutos de atividade física ao dia, o que significa que aquelas que querem, podem ou estão acostumadas a fazer mais tempo estão incluídas na mensagem;
2) As características das atividades mencionadas não exigem roupas ou sapatos especiais, locais incrementados ou monitores a seu redor, o que barateia o custo, mas, principalmente, facilita o acesso, reforçando o caráter de inclusão da mensagem;
3) Se o objetivo é desenvolver mais um estilo de vida do que um acanhado programa de exercícios, deve-se considerar cinco o número de dias na semana ou, se possível, todos;
4) A intensidade sugerida é a moderada, mas, com a progressão da gestação ou nos casos de dúvida, deve-se passar a praticar atividades leves;
5) Se a mulher tem condições físicas e tempo para realizar as atividades de forma continuada, ótimo. Do contrário ou no caso de grávidas sedentárias ou nas fases mais tardias da gestação, é bom lembrar o novo conceito: pode-se “acumular” saúde em sessões de pelo menos dez minutos de duração! Ou seja, tanto faz a grávida caminhar os 30 minutos de uma só vez ou acumular três sessões de dez minutos cada.

A partir das pesquisas relacionando gravidez e atividade física, podem-se citar os principais benefícios biológicos, psicológicos e sociais do exercício durante a gravidez:

– Menor ganho de peso e adiposidade materna;
– Diminuição do risco de diabetes;
– Diminuição de complicações obstétricas;
– Ausência de diferenças significativas em idade gestacional, duração do parto, peso no nascimento, tipo de parto, valores de APGAR (avaliação de cinco sinais objetivos do recém-nascido) e complicações maternas e fetais.
– Diminuição do risco de parto prematuro;
– Redução da duração da fase ativa do parto;
– Diminuição de hospitalização;
– Melhora da autoimagem;
– Redução da incidência de cesárea;
– Aumento dos valores de APGAR;
– Melhora da autoestima;
– Melhora da sensação de bem-estar;
– Diminuição da sensação de isolamento social;
– Redução da ansiedade e do estresse;
– Melhora da capacidade física;
– Diminuição do risco de depressão.

As atividades indicadas pelos especialistas são:

1. Musculação

Apesar de parecer incompatível com a gestação, a musculação pode, sim, ser adotada na gravidez, especialmente se a mulher já praticava a modalidade. Mas a atividade não é liberada por todos os médicos, e é preciso consultar o ginecologista.

“Se bem-orientada, a musculação é uma atividade muito interessante, uma vez que fortalece musculaturas responsáveis pelo controle postural. Mas há sempre a necessidade de realizar ajustes, conforme a individualidade de cada gestante”, informa a educadora física Gizele Monteiro, especialista em exercícios na gravidez e autora do livro “Guia Prático de Exercícios para Gestantes: com Base no Método Mais Vida” (Editora Phorte).

2. Pilates

Trata-se de uma das modalidades mais praticadas pelas mulheres grávidas. Não é uma atividade indicada para mulheres sedentárias antes de engravidar ou que nunca a fizeram antes.

3. Hidroginástica

Esta ainda é a atividade mais indicada pelos médicos. Seus benefícios para as gestantes, principalmente no último trimestre, são diversos, pois é nessa fase que muitas sofrem com o inchaço nas pernas. No entanto, há de se tomar cuidado com o local escolhido para a prática, pois as aulas devem ser específicas para grávidas.

“A hidro é um exercício físico com intensidade moderada. Porém, a flutuabilidade da água ajuda a aliviar o peso extra da gestação e a diminuir o impacto. Sua prática também contribui para amenizar as dores do parto, reduzindo, assim, a necessidade de anestesia”, explica a ginecologista Cristine Lima Nogueira.

4. Caminhada

Caminhar em esteira ou ao ar livre é um exercício sem impacto, liberado para gestantes que não faziam exercícios. É uma das modalidades mais recomendadas pelos médicos por ser simples, não exigindo um nível de aptidão elevado. Além disso, o ritmo regular da prática ajuda a manter a forma física sem sobrecarregar os joelhos. O ideal é caminhar pelo menos meia hora por dia.

5. Ioga

A ioga é ótima para deixar a gestante mais flexível, além de tonificar os músculos e melhorar o equilíbrio e a circulação. A modalidade trabalha com técnicas de respiração e relaxamento que podem ser extremamente úteis na hora do parto, além de aliviar o estresse.

6. Alongamento

Para se aumentar a flexibilidade e se relaxarem os músculos já tão sobrecarregados pelas mudanças posturais na gravidez, o alongamento é muito importante para as gestantes. A prática também proporciona maiores agilidade e elasticidade do corpo, ajudando a prevenir lesões.
“O alongamento deve fazer parte de todo programa para gestantes, mas também deve haver o cuidado com o excesso, pois os ligamentos e as articulações nesse período estão mais sensíveis pelos hormônios”, afirma a educadora física Gizele Monteiro.

7. Treinamento funcional

O treinamento funcional é composto por um “combinado” de exercícios com o uso de diversos tipos de equipamento, visando-se proporcionar maior equilíbrio, força, resistência, flexibilidade e coordenação aos praticantes. Já há profissionais no mercado que desenvolvem um programa de treinamento funcional específico e adaptado às gestantes – sem, é claro, a prática de exercícios arriscados e de instabilidade.

Texto: Dr Lucas Penchel e Stefani Rocha (Nutrição – PUC)

Referência: “A Grávida” – Tedesco JJ (editor), São Paulo, ATheneu, pp. 59-81,2000

  • Tweet
Tagged under: antiaging, avaliação médica, Bioquantum, Chocolate, Coração, dr lucas penchel, Medicina do esporte BH, Medicina Ortomolecular, medicina preventiva, Medicina Quantica, médico do esporte, medico esportivo, Nutriçao BH, Nutrologia BH, nutrologia esportiva, nutrólogo, Nutrologo BH, nutrologo esportivo, nutrologos, Ortomolecular, prevenção de doenças, reeducação alimentar, Rejuvenescimento

What you can read next

Colesterol baixo tem mais risco de morte que colesterol alto!
Mandioca, o alimento do século
Alzheimer – acompanhando os estudos recentes

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Por favor, preencha o formulário para que possamos lhe responder o mais breve possível. Será um prazer falar com você!

contato@clinicapenchel.com.br

(31) 99551-5692 - WhatsAppp

Av. Dos Bandeirantes, 766
Mangabeiras | Belo Horizonte - MG

Horário de Funcionamento:
Segunda à Sexta - 8h às 20h
Sábado - 8h às 12h

FORMULÁRIO DE CONTATO

Desenvolvido pela Agência Central

TOP

Fale conosco!

× WhatsApp