Clínica Penchel

  • Início antigo
  • Tratamentos
  • Equipe
  • Sublocação
  • Contato
    • Trabalhe Conosco
    • Onde estamos
    • Política de privacidade
  • Conteúdos
    • Blog
AGENDAR
  • Home
  • Artigos
  • BCAA no tratamento de doenças
18 de maio de 2025

BCAA no tratamento de doenças

Dr. Lucas Penchel
quarta-feira, 13 abril 2016 / Published in Artigos, Homem, Medicamentos, Mulher

BCAA no tratamento de doenças

O BCAA é formado por três aminoácidos essenciais produzidos em pequenas quantidades pelo organismo, as quais não atingem nossas necessidades nutricionais. São eles: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina.

Na alimentação, estão presentes em diferentes proporções, sendo encontrados em alimentos proteicos, a exemplo de carnes, ovos, leite e derivados, feijões e leguminosas.

Estudos apontam que o BCAA auxilia na recuperação muscular após os treinos, na redução de fadiga central, na melhora da imunidade e na diminuição do grau de lesão muscular induzido pelo exercício físico. O suplemento também pode ser utilizado no tratamento de patologias como desnutrição energética proteica e encefalopatia hepática.

De acordo com a (SBNPE), a suplementação de BCAA para pacientes com encefalopatia hepática pode ser benéfica, uma vez que é capaz de gerar uma competição dos aminoácidos ramificados com os aminoácidos de cadeia aromática que passam na barreira hematoencefálica, minimizando a entrada de aminas tóxicas no sistema nervoso central.

O número dos pacientes que não podem tolerar proteínas dietéticas nas quantidades suficientes para combater o catabolismo mais elevado nas doenças hepáticas avançadas é provavelmente baixo, mas o BCAA é considerado o único tratamento eficaz provado nessa situação específica.

Alguns estudos, entre eles um publicado no “Journal of The Neurological Sciences”, mostram que a suplementação de BCAA durante quatro semanas melhorou a condição de pacientes com degeneração espinocerebelar com ataxia (transtorno neurológico) – Giampaolo B –, caracterizada pela falta de coordenação de movimentos musculares voluntários e de equilíbrio.

Sendo assim, os benefícios da suplementação incluem o progresso do perfil metabólico de aminoácidos, do estado nutricional e da qualidade de vida dos indivíduos, bem como a redução do catabolismo proteico, a normalização do quociente respiratório e a melhora clínica da encefalopatia hepática.

Ainda segundo a diretriz da SBNPE, as evidências científicas sugerem que, na cirrose avançada, a suplementação nutricional oral com BCAA é útil para melhorar a evolução clínica e retardar a progressão da insuficiência hepática.

Referências:

  1. Nutr. 135:1596S-1601S, June 2005 Giulio Marchesini, Rebecca Marzocchi, Marianna Noia and ianchi

Projeto Diretrizes. Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Associação Brasileira de Nutrologia. Terapia Nutricional nas Doenças Hepáticas Crônicas e Insuficiência Hepática. 2011.

  • Tweet
Tagged under: antiaging, avaliação médica, Bioquantum, Chocolate, Coração, dr lucas penchel, Medicina do esporte BH, Medicina Ortomolecular, medicina preventiva, Medicina Quantica, médico do esporte, medico esportivo, Nutriçao BH, Nutrologia BH, nutrologia esportiva, nutrólogo, Nutrologo BH, nutrologo esportivo, nutrologos, Ortomolecular, prevenção de doenças, reeducação alimentar, Rejuvenescimento

What you can read next

Até quando posso engravidar de forma segura
Por que algumas pessoas não dormem?
Não consegue emagrecer? A culpa é das calorias camufladas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Por favor, preencha o formulário para que possamos lhe responder o mais breve possível. Será um prazer falar com você!

contato@clinicapenchel.com.br

(31) 99551-5692 - WhatsAppp

Av. Dos Bandeirantes, 766
Mangabeiras | Belo Horizonte - MG

Horário de Funcionamento:
Segunda à Sexta - 8h às 20h
Sábado - 8h às 12h

FORMULÁRIO DE CONTATO

Desenvolvido pela Agência Central

TOP

Fale conosco!

× WhatsApp