Clínica Penchel

  • Início antigo
  • Tratamentos
  • Equipe
  • Sublocação
  • Contato
    • Trabalhe Conosco
    • Onde estamos
    • Política de privacidade
  • Conteúdos
    • Blog
AGENDAR
  • Home
  • Artigos
  • Benefícios do óleo de coco
19 de maio de 2025

Benefícios do óleo de coco

Dr. Lucas Penchel
quinta-feira, 12 janeiro 2017 / Published in Artigos

Benefícios do óleo de coco

O óleo de coco apresenta uma das melhores características para ser utilizado na culinária, pois, diferentemente dos outros óleos populares, seu smoke point é alto.

O smoke point de um óleo ou duma gordura indica a temperatura limite que ele suporta antes da liberação de compostos voláteis que degra¬dam suas propriedades benéficas.

Estudos científicos mostram que seu uso está associado à redução dos triglicerídeos, do LDL (colesterol ruim) e da circunferência abdominal, ao aumento do HDL (colesterol bom), à prevenção de doenças cardiovasculares, à melhora da circulação sanguínea, ao emagrecimento, ao antienvelhecimento e à otimização do sistema imune.

Além dessas propriedades extraordinárias, de acordo com estudos realizados com a substância, o óleo de coco pode ser empregado até mesmo em produto de limpeza oral. Sim, o uso dele na mucosa oral, como um ingrediente da pasta de dente ou enxaguatório, mostrou-se capaz de atuar como antisséptico, prevenindo cáries e gengivites.

Muitas ações do óleo de coco se dão pela presença dos ácidos graxos – os ácidos láurico, cáprico e caprílico – nele, os quais exercem, por exemplo, ações antimicrobiana, antiviral e antifúngica contra diversos micro-organis¬mos causadores de problemas como candidíase e diarreia.

Até mesmo no tratamento de Alzheimer foi possível associar o óleo de coco, que apresentou resultados promissores: além de exercer efeitos positivos sobre alguns fatores de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares, o óleo de coco tem mostrado melhoria no processo de cognição dos pacientes. Isso porque sua metabolização pelo fígado pode gerar corpos cetônicos – importante fonte de energia alternativa para o cérebro –, beneficiando o comportamento da memória.

Estudos mostram também potenciais efeitos anti-inflamatório e antioxidante em relação à artrite. A inges¬tão diária do óleo de coco sob a forma virgem foi capaz de reduzir marcadores inflamatórios, além de aumentar enzimas antioxidantes e glóbulos brancos. A suplementação desse alimento também mostrou resultados que podem ajudar no estado funcional e na qualidade de vida em pessoas que se submetem à quimioterapia.

Então, está esperando o que para colocar esse alimento maravilhoso em sua alimentação?

Texto por Dr. Lucas Penchel e Stefani Rocha (Nutrição PUC – MINAS)

Referência: revista “Essentia Pharma” (10ª edição)

  • Tweet
Tagged under: antiaging, avaliação médica, Bioquantum, Chocolate, Coração, dr lucas penchel, Medicina do esporte BH, Medicina Ortomolecular, medicina preventiva, Medicina Quantica, médico do esporte, medico esportivo, Nutriçao BH, Nutrologia BH, nutrologia esportiva, nutrólogo, Nutrologo BH, nutrologo esportivo, nutrologos, Ortomolecular, prevenção de doenças, reeducação alimentar, Rejuvenescimento

What you can read next

Benefícios do HIIT
Dicas para envelhecer de forma saudável
6 ameaças inusitadas aos ossos!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Por favor, preencha o formulário para que possamos lhe responder o mais breve possível. Será um prazer falar com você!

contato@clinicapenchel.com.br

(31) 99551-5692 - WhatsAppp

Av. Dos Bandeirantes, 766
Mangabeiras | Belo Horizonte - MG

Horário de Funcionamento:
Segunda à Sexta - 8h às 20h
Sábado - 8h às 12h

FORMULÁRIO DE CONTATO

Desenvolvido pela Agência Central

TOP

Fale conosco!

× WhatsApp