Bulimia é um distúrbio que se caracteriza por episódios recorrentes e incontroláveis de ingestão de grandes quantidades de alimentos
Estes alimentos geralmente têm alto teor calórico e após sua ingestão a pessoa tem reações inadequadas, como indução de vômitos, uso de laxativos e diuréticos, jejum prolongado e prática exaustiva de atividade física,com o objetivo único de se evitar o ganho de peso.
Nos portadores de bulimia, não é a magreza que chama a atenção. Em geral, são pessoas, em sua maioria, mulheres jovens, de corpo escultural, que cuidam dele de forma obsessiva, seguindo dietas rigorosas. De repente, perdem o controle e ingerem uma quantidade absurda de alimentos, na maior parte das vezes às escondidas. Depois, são tomadas por sentimentos de remorso ou culpa e se valem de determinados recursos para não engordarem, provocando complicações no organismo, como destruição do esmalte dos dentes, inflamação na garganta, sangramentos, problemas gastrointestinais, arritmias cardíacas, desidratação, entre outros.
A principal diferença entre anoréxicos e bulímicos é o estado de caquexia (extrema desnutrição) a que podem chegar pacientes com anorexia.
Infelizmente, não se conhecem métodos eficazes para se prevenirem patologias como a bulimia e a anorexia. Certamente, o empenho da sociedade para mudar certos valores estéticos ligados ao culto do corpo e à magreza traria benefícios importantes para a saúde das pessoas acometidas por esses distúrbios.
Texto: Dr Lucas Penchel e Stefani Rocha (Estagiaria de Nutrição – PUC MINAS)
Bom dia, gostaria de saber se existe alguma relação da bulimia nervosa com depressão. Caso exista, o que se deve tratar primeiro ?