O site “Ciência Informa”, em seu artigo “Nutrição – Carboidrato à noite engorda?”, afirma que, no terrorismo nutricional em que vivemos atualmente, o carboidrato não poder ser ingerido à noite não passa de uma das milhares regras nutricionais sem embasamento científico e que só geram “neura” nas pessoas.
Para quem deseja o emagrecimento, o questionamento mais frequente é se essas pessoas devem restringir a quantidade de carboidrato à noite. Ora, sabemos que a retirada do carboidrato na dieta é benéfica quando há a redução do consumo calórico. Por exemplo: em um jantar que contém arroz, salada e carne, é indicado retirar o arroz e manter a salada e a carne. Isso se o treino tiver sido realizado depois dessa refeição.
Mas, se o treino ocorreu antes do jantar, a retirada do carboidrato na dieta passa a não ser recomendada, pois o consumo de carboidratos após o treino é muito importante.
É verdade que níveis hiperglicêmicos antes de dormir podem levar à redução dos níveis de melatonina e GH, hormônios que, nesse momento do dia, geralmente deveriam estar elevados. Por isso, não devemos ficar restringindo os alimentos, mas, sim, manter um controle equilibrado e seguir uma alimentação adequada, longe de mitos e de regras nutricionais não comprovadas cientificamente.
Referências: Sofer et al. Greater Weight Loss and Hormonal Changes After 6 Months Diet With Carbohydrates Eaten Mostly at Dinner. Obesity (2011) 19, 2006-2014.