Um estudo feito em 164 países, pela Heart Stats, mostra que a curva de mortalidade das pessoas aumenta bastante quando o colesterol cai abaixo de 220.
Uma revisão sobre o colesterol em pacientes com complicações cardíacas evidencia que sua diminuição pode acometer sérios riscos, como a insuficiência cardíaca. Além disso, o colesterol baixo pode estimular um derrame, quando os vasos sanguíneos do cérebro estão fracos, fazendo com que se rompam.
Outra consequência provocada pelo colesterol abaixo de 220 é que as vitaminas mais importantes do corpo, como as lipossolúveis E, K2 e D3, deixam de ser produzidas em níveis adequados, ou seja, todos os hormônios, como Dhea, testosterona e cortisol, passam a ser produzidos inadequadamente.
A baixa do colesterol também está relacionada com o Alzheimer. De acordo com o estudo de Iwo J. Bohr, que publicou recentemente um artigo sobre o assunto, uma dieta baixa em colesterol pode comprometer a função cerebral, causando depressão.
Texto: Dr. Lucas Penchel e Marcela Fernandes (Nutrição UFMG)
Referências:
BHF – Heart Stats 2005/WHO Mortality
Cholesterol as a Risk Factor For Mortality in Elderly Women, Forette, Bernard, ET AL, The Lancet, April 22, l988;868-870.