Depressão em pessoas jovens é um fator de risco cardiovascular. Pesquisadores pedem para incluir a depressão na lista de fatores de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares e estimulam o monitoramento precoce do distúrbio. Essa afirmação foi publicada na revista “Circulation”.
Estudos anteriores já haviam mostrado que depressão e distúrbios bipolares são fatores de risco significativos para o aparecimento de doenças cardiovasculares em pessoas jovens, escreveram os pesquisadores liderados por Benjamin I. Goldstein, da Universidade de Toronto (Canadá). Em 2011, um estudo norte-americano mostrou que um histórico de depressão ou uma tentativa de suicídio eram o fator de risco número 1 para a ocorrência de morte por doença cardíaca em mulheres jovens com menos de 30 anos de idade, tendo como causa artérias estreitadas/obstruídas; nos homens, esse tipo de histórico foi o fator de risco número 4.
A análise de estudos anteriores sobre esse assunto também concluiu que pessoas jovens com depressão têm maior probabilidade de apresentar fatores de risco para doenças cardiovasculares, incluindo pressão arterial alta, obesidade e diabetes tipo 2. Isso pode ser parcialmente explicado pelas medicações prescritas, mas a maioria das pessoas jovens nos estudos feitos não era tratada com medicação.
Fonte: Amerin Heart Association August 2015