Clínica Penchel

  • Início antigo
  • Tratamentos
  • Equipe
  • Sublocação
  • Contato
    • Trabalhe Conosco
    • Onde estamos
    • Política de privacidade
  • Conteúdos
    • Blog
AGENDAR
  • Home
  • Artigos
  • Dieta do mediterrâneo com alto teor de gordura não causa aumento de peso
18 de maio de 2025

Dieta do mediterrâneo com alto teor de gordura não causa aumento de peso

Dr. Lucas Penchel
quarta-feira, 21 dezembro 2016 / Published in Artigos

Dieta do mediterrâneo com alto teor de gordura não causa aumento de peso

Um estudo espanhol feito ao longo de vários anos e divulgado na revista “The Lancet Diabetes & Endocrinology” mostrou que a dieta do Mediterrâneo com alto teor de gordura não promove o ganho de peso corporal.

Segundo o estudo, o teor de gordura na dieta não, necessariamente, mede os benefícios e os malefícios dos alimentos.

Para realizarem a pesquisa, pesquisadores da Universidade de Barcelona, na Espanha, contaram com a participação de 7.447 pe21ssoas entre 55 e 80 anos, as quais se submeteram a uma dieta específica durante cinco anos. Noventa por cento dos participantes tinham sobrepeso, e todos apresentavam risco cardiovascular ou diabetes tipo 2. Eles foram randomizados em três grupos. O primeiro deles, formado por 2.543 pessoas, deveria se alimentar com uma dieta do Mediterrâneo sem restrição de calorias e rica em azeite de oliva; o segundo grupo, com 2.454 pessoas, seria alimentado com uma dieta do Mediterrâneo sem restrição de calorias e rica em nozes, e o terceiro, com 2.450 integrantes, praticou uma dieta com pouca gordura.

Após cinco anos, a ingestão total de gordura havia diminuído de 40% a 37,4% no grupo da dieta com pouca gordura. Em contraste, ela havia aumentado nos dois grupos – no da dieta com azeite de oliva, de 40% para 41,8%, e no de nozes, de 40,4% para 42,2%. Já a porcentagem de ingestão de energia de proteínas e carboidratos diminuiu nos dois grupos da dieta do Mediterrâneo. Todos os participantes do estudo perderam algum peso: 0,88 kg no grupo de azeite de oliva, 0,60 kg no da dieta com baixo teor de gordura e 0,40 Kh no grupo das nozes. No entanto, a circunferência da cintura aumentou: 1,2 cm para a dieta com baixo teor de gordura, 0,85 cm para o grupo de azeite de oliva e 0,37 cm para o grupo das nozes.

O estudo, cujo autor é Ramon Estruch, forneceu provas de que o teor completo de gordura na dieta não é o elemento mais importante, mas, sim, o tipo de gordura consumido – e que ácidos graxos em nozes, peixes e vegetais ricos em fenóis são mais saudáveis. Portanto, concluiu-se que a dieta do Mediterrâneo com alto teor de gordura não tem praticamente nenhum efeito no peso corporal ou na circunferência da cintura, mas oferece muitos benefícios.

Fonte: “The Lancet Diabetes & Endocrinology”

  • Tweet
Tagged under: antiaging, avaliação médica, Bioquantum, Chocolate, Coração, dr lucas penchel, Medicina do esporte BH, Medicina Ortomolecular, medicina preventiva, Medicina Quantica, médico do esporte, medico esportivo, Nutriçao BH, Nutrologia BH, nutrologia esportiva, nutrólogo, Nutrologo BH, nutrologo esportivo, nutrologos, Ortomolecular, prevenção de doenças, reeducação alimentar, Rejuvenescimento

What you can read next

Ortorexia Nervosa
Tratar a doença ou o doente?
Câncer de próstata e as intimidades do senhor tomate!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Por favor, preencha o formulário para que possamos lhe responder o mais breve possível. Será um prazer falar com você!

contato@clinicapenchel.com.br

(31) 99551-5692 - WhatsAppp

Av. Dos Bandeirantes, 766
Mangabeiras | Belo Horizonte - MG

Horário de Funcionamento:
Segunda à Sexta - 8h às 20h
Sábado - 8h às 12h

FORMULÁRIO DE CONTATO

Desenvolvido pela Agência Central

TOP

Fale conosco!

× WhatsApp