Ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo são o desejo da maioria das pessoas que frequentam academias e/ou praticam atividade física regularmente.
Do ponto de vista prático e fisiológico, a reposta é sim. Porém, é importante compreender as diferenças entre esses dois mecanismos.
Para ganhar massa magra, é necessário fornecer ao organismo substrato energético (que se obtém com a ingestão de carboidrato, proteína e lipídios bons, além de vitaminas e minerais) a fim de que o músculo cresça. O balanço energético da pessoa precisa ser positivo, ou seja, a dieta dela deve fornecer mais energia para compensar o degaste muscular.
Já para perder gordura, o mecanismo é exatamente o contrário: é preciso haver déficit energético, isto é, consumir menos do que o corpo necessita e, com isso, mobilizar gordura como fonte energética.
Essa realidade está mais próxima de indivíduos que precisam perder pouca gordura, daqueles que se queixam da famosa gordurinha localizada.
Para que haja ganho de massa, a pessoa deve realizar treino de força diário, com musculação, crossfit ou outras atividades. O exercício aeróbico pode ser feito em outro momento do dia, visando a uma melhor recuperação muscular.
Com relação à dieta, a ingestão diária recomendada é individual, mas, de forma geral, os indivíduos devem ter um maior aporte de proteínas e restrição calórica principalmente de carboidratos, introduzindo-os em ocasiões específicas.
A qualidade dos macronutrientes é a grande chave! Consuma carboidrato de baixo índice glicêmico, gorduras boas e proteínas magras. Mas não se esqueça: o nutricionista é o responsável por adequar a dieta às suas necessidades.