Estudo realizado no centro especializado em pulmões da Universidade de Newcastle, no Reino Unido encontrou resultados fantásticos quanto a suplementos de fibra para o tratamento da asma. No estudo, os pesquisadores deram diariamente a 17 indivíduos asmáticos estáveis um suplemento com inulina, uma fibra dietética solúvel, e monitoraram as mudanças no controle da doença, da função pulmonar e da microbiota intestinal.
A professora de ciências biomédicas Lisa Wood disse que os resultados preliminares foram surpreendentes e encorajadores. “A fibra solúvel é uma intervenção que tem sido usada principalmente para doenças associadas ao cólon, mas, recentemente, descobriu-se que alguns dos mediadores produzidos quando a fibra é digerida movem-se para a corrente sanguínea. Lá, ela pode afetar a célula imune e, então, atingir outros órgãos, como os pulmões. Assim, nesse estudo, quando as pessoas consumiram a inulina, apresentaram uma redução na inflamação das vias aéreas e melhoria no controle da asma”, detalhou a pesquisadora.
A asma é uma doença comum das vias aéreas, afetando cerca de um a cada dez australianos. Embora não haja cura para a condição, bons tratamentos estão disponíveis. A fibra solúvel está presente em altas concentrações em frutas, vegetais e cereais integrais. Por isso, se as pessoas quiserem adotar essa estratégia, aumentar os alimentos saudáveis na dieta é certamente uma abordagem sensata.
Fonte: revista “Essentia” (edição 5)