Treinamento aeróbico: é um dos mais populares. Envolve exercício moderado, contínuo e prolongado, com repetição de um mesmo movimento por, no mínimo, 30 minutos,sempre se mantendo a intensidade e a duração. Exemplo:caminhada, corrida e bicicleta. Em um determinado momento, há a estabilização do movimento repetitivo. Portanto, ao longo dos anos, se não houver variações, poderá ocorrer um desestímulo à continuidade do exercício.
Treinamento em circuito: aqui se usa a variação de estímulosede intensidade. É similar ao intervalado, porém comrepetição de diferentes movimentos em vez de um único. É estimulante por variar os exercícios epor poder ser realizado em qualquer lugar. Um exemplo é aginástica com exercícios distintos. É necessário oacompanhamento de um profissional de educação física.
CrossFit: programa de treinamento de força e de condicionamentofísico. Mistura exercícios aeróbicos com o levantamento depeso em séries que variam a cada dia. Estimula a resposta
neuroendócrina e pode ser realizado ao ar livre ou emgalpões. Necessita do acompanhamento de um profissionalespecializado e que programe os exercícios.
HIIT: não está limitado à execução, ou seja, você pode fazê-lo com levantamento de peso, pedalando, caminhando,jogando tênis, nadando, andando de skate, correndo,fazendo step ou elíptico, dentre outras atividades realizadas na academia, nos clubes ou ao ar livre. Isso significa quevocê pode incluir o HIIT entre as práticas mais prazerosas para você, obtendo um efeito psicológico mais estimulante e dinâmico.