Clínica Penchel

  • Início antigo
  • Tratamentos
  • Equipe
  • Sublocação
  • Contato
    • Trabalhe Conosco
    • Onde estamos
    • Política de privacidade
  • Conteúdos
    • Blog
AGENDAR
  • Home
  • Artigos
  • Impacto da atividade física no intestino
19 de maio de 2025

Impacto da atividade física no intestino

Dr. Lucas Penchel
quinta-feira, 20 abril 2017 / Published in Artigos, Homem, Mulher, Remédios Naturais

Impacto da atividade física no intestino

A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, e isso, seguramente, não é mais novidade para ninguém. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de 30 minutos por dia por adultos saudáveis para a redução do risco de doenças cardiovasculares. Já a Sociedade Brasileira de Cardiologia defende 30 minutos, no mínimo, por cinco dias da semana, abrindo a possibilidade de se dividir o tempo diário em dois momentos de 15 minutos.

Mas fazer atividade física oferece muito mais benefícios do que se imagina. Os exercícios contribuem, por exemplo, para o bom funcionamento do intestino. A constipação intestinal, conhecida popularmente como “intestino preso”, é uma das queixas mais comuns entre a população, tenso sido responsável por 2,5 milhões de consultas médicas em 2014 nos Estados Unidos. Sabe-se que, em termos gerais, esse é um problema que atinge o sexo feminino em maior escala, sendo uma das principais reclamações delas em consultas médicas.

E a alimentação está diretamente ligada a seu tratamento e à sua prevenção. A introdução e o aumento progressivo do consumo de fibras ajudam na redução da ocorrência do “intestino preso”. Mas, além de comerem adequadamente, as pessoas devem praticar alguma atividade física, que é outra grande aliada quando o assunto é o bom funcionamento do intestino.

Outro alimento muito utilizado no tratamento da constipação intestinal é o probiótico. Na verdade, ele é um dos famosos alimentos/medicamentos, os nutracêuticos. Os probióticos são bactérias benéficas que estão relacionadas à produção de substâncias capazes de prevenir o câncer intestinal, de promover o funcionamento adequado do intestino e de reduzir a absorção de gorduras e de açúcar pelo organismo.

Como a prática de atividade física ajuda na movimentação do trânsito intestinal, ela auxilia a pessoa a evitar a horrível sensação de “intestino preso” e uma futura constipação. Outro benefício está associado à prevenção de doenças como inflamações e câncer do intestino. Alguns estudos demonstram que mulheres e homens mais ativos apresentam menores riscos de desenvolver esses problemas.

A combinação perfeita para se evitarem esses males está na hidratação abundante – entre 1,5 e 2 litros de água por dia –, na ingestão de fibras – em torno de cinco porções do reino vegetal por dia – e na prática de atividade física.

  • Tweet
Tagged under: antiaging, atividade física, avaliação médica, benefícios atividade física, Bioquantum, dr lucas penchel, Medicina do esporte BH, Medicina Ortomolecular, medicina preventiva, Medicina Quantica, médico do esporte, medico esportivo, Nutriçao BH, Nutrologia BH, nutrologia esportiva, nutrólogo, Nutrologo BH, nutrologo esportivo, nutrologos, Ortomolecular, prevenção de doenças, reeducação alimentar, Rejuvenescimento

What you can read next

Níveis normais de testosterona protegem o coração
Cortisol e testosterona no treinamento de força
Exercícios de baixa intensidade são realmente eficazes para o emagrecimento?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Por favor, preencha o formulário para que possamos lhe responder o mais breve possível. Será um prazer falar com você!

contato@clinicapenchel.com.br

(31) 99551-5692 - WhatsAppp

Av. Dos Bandeirantes, 766
Mangabeiras | Belo Horizonte - MG

Horário de Funcionamento:
Segunda à Sexta - 8h às 20h
Sábado - 8h às 12h

FORMULÁRIO DE CONTATO

Desenvolvido pela Agência Central

TOP

Fale conosco!

× WhatsApp