Clínica Penchel

  • Início antigo
  • Tratamentos
  • Equipe
  • Sublocação
  • Contato
    • Trabalhe Conosco
    • Onde estamos
    • Política de privacidade
  • Conteúdos
    • Blog
AGENDAR
  • Home
  • Artigos
  • Japão, um país mais magro?
19 de maio de 2025

Japão, um país mais magro?

Dr. Lucas Penchel
sexta-feira, 21 abril 2017 / Published in Artigos

Japão, um país mais magro?

A resposta é sim! Katrin Engelhardt, especialista em nutrição da OMS (Organização Mundial da Saúde), fala sobre o grande sucesso japonês em manter níveis baixos de obesidade e sobrepeso em todas as idades da população. Destacando as duas leis específicas que ajudam a garantir a boa saúde no país e a frear a obesidade.

A primeira lei, é chamada de Shuku Iku, designada para a educação das crianças:

Sendo que o objetivo dessa lei é aumentar a informação dos estudantes sobre a cadeia alimentar, a procedência e a produção dos alimentos, além de exigir educação sobre nutrição desde os primeiros anos de escola até o nível secundário, evitando e prevenindo doenças crônicas não transmissíveis na fase adulta.

Além disso, a lei prega a promoção de uma cultura social ao redor da comida. O que isso significa? As crianças são estimuladas a prepararem e compartilharem seus alimentos entre os colegas. Na hora das refeições, as salas de aula são transformadas em
uma espécie de restaurante, posteriormente as crianças ajudam a pôr a mesa, servem umas às outras e comem todas juntas. Lembrando que não há quiosques ou máquinas de comida dentro das escolas, eliminando a chance dos alunos consigam encontrar lanches que não sejam saudáveis, com batatas fritas ou bebidas açucaradas.

Já a segunda Lei, é chamada de Metabo, utilizada para controlar o peso em adultos:

É uma legislação que estimula adultos entre 40 e 75 anos a fazerem uma medição anual da circunferência abdominal, sempre no sentido de prevenção. Lembrando que a Organização Mundial da Saúde (OMS), preconiza que uma circunferência de mais de 94 cm para homens e mais de 80 cm para mulheres traz mais risco de complicações metabólicas, como doenças cardiovasculares, lembrando que as medições são feitas pela administração pública e também por todas as empresas.

Uma grande curiosidade, é que os japoneses têm muito orgulho dos pequenos terrenos e das hortas urbanas onde produzem alimentos na forma natural, para o próprio consumo.
E você, o que acha de adotar essas leis?

Referência: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/bbc/2017/03/06/as-duas-leis-que-ajudam-o-japao-a-ser-um-dos-paises-mais-magros-do-mundo.htm

  • Tweet
Tagged under: antiaging, avaliação médica, Bioquantum, dr lucas penchel, Medicina do esporte BH, Medicina Ortomolecular, medicina preventiva, Medicina Quantica, médico do esporte, medico esportivo, Nutriçao BH, Nutrologia BH, nutrologia esportiva, nutrólogo, Nutrologo BH, nutrologo esportivo, nutrologos, Ortomolecular, prevenção de doenças, reeducação alimentar, Rejuvenescimento

What you can read next

Exercícios para quem não tem ou não quer perder tempo
Cinco dias comendo alimentos gordurosos podem alterar a forma com que seu músculo processa os alimentos
Programa Whole 30 – Mudando a vida em 30 dias

1 Comment to “ Japão, um país mais magro?”

  1. anderson says :Responder
    24 de novembro de 2017 at 17:25

    Oba, valeu pelo conteudo hein 🙂
    Ancioso por mais… Abraço.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Por favor, preencha o formulário para que possamos lhe responder o mais breve possível. Será um prazer falar com você!

contato@clinicapenchel.com.br

(31) 99551-5692 - WhatsAppp

Av. Dos Bandeirantes, 766
Mangabeiras | Belo Horizonte - MG

Horário de Funcionamento:
Segunda à Sexta - 8h às 20h
Sábado - 8h às 12h

FORMULÁRIO DE CONTATO

Desenvolvido pela Agência Central

TOP

Fale conosco!

× WhatsApp