Conhecido pelos chineses como o “elixir da saúde”, o kombucha é uma bebida milenar obtida pela fermentação de chás, como o chá-preto ou o verde, e açúcar. Após o processo, o kombucha transforma-se em uma bebida gaseificada, repleta de vitaminas, enzimas, probióticos e ácidos, proporcionando muitos benefícios para a saúde do intestino e, consequentemente, do organismo. Lembrando que o intestino é nosso segundo cérebro. Por isso, precisa ser muito bem-cuidado. Veja abaixo como o kombucha pode agir:
1. Sistema digestivo: natural e um grande antioxidante, o kombucha ataca os radicais livres, capazes de provocar mal-estar digestivo e futuras patologias indesejadas. O elevado teor de ácidos benéficos, probióticos e enzimas que a bebida contém também ajuda a combater flatulências e gases. As bactérias presentes na bebida auxiliam o intestino a colonizar as “bactérias boas” e a eliminar as “ruins”. Alguns estudos mostram que beber kombucha contribui ainda para o tratamento da candidíase, restaurando a flora intestinal.
2. Energia: a capacidade energizante do kombucha é atribuída à formação do mineral ferro, liberado durante a fermentação do chá, e de uma pequena quantidade de cafeína naturalmente presente. O ferro melhora o transporte do oxigênio no sangue, aumentando a produção de energia e a renovação celular.
3. Sistema imunitário: as vitaminas do kombucha são seus segredos para a proteção das células, para o combate de doenças inflamatórias e da depressão do sistema imunitário, pois elas têm o poder de revigorar o sistema imune.
4. Proteção das articulações: beber kombucha ajuda a prevenir e a recuperar lesões nas articulações, visto que a glucosamina presente na bebida preserva o colágeno – que evita o surgimento de rugas, garantindo uma pele mais bonita e saudável – e impede que a dor apareça.
5. Perda de peso: o consumo regular de kombucha estimula o metabolismo, fazendo com que ele fique mais rápido e limite o acúmulo de gorduras subcutâneas. Lembrando que o ganho de gordura é caracterizado pela presença de disbiose, que é o desequilíbrio intestinal, em há um maior número de bactérias ruins e menos colônias das boas. Como mencionado, a alta produção de ácidos, em destaque o acético (também presente no vinagre de cidra), ajuda a perder peso.
Como beber kombucha?
A versatilidade do kombucha é um de seus pontos fortes. Podemos ingerir a bebida simples, com umas pedras de gelo, com sumo de fruta ou em smoothies.
Texto: nutricionista Stefani Rocha