Com o aumento na incidência e diagnóstico de hipersensibilidade ou intolerância à lactose, o leite de amêndoa tem se tornado uma alternativa cada vez mais atraente para as pessoas que consomem o leite de vaca, prática que já vem sendo utilizada desde a idade média, porém tem apresentado um crescimento considerável nos últimos anos, principalmente nos países de primeiro mundo.
Além dos benefícios para a saúde, a partir de um ponto de vista prático, o leite de amêndoa tem um número vasto de vantagens sobre o seu “concorrente” de origem bovino.
Este leite, feito através da mistura de amêndoas moídas com água, tem um sabor mais agradável que o leite normal, não possui lactose, além de fornecer poucas calóricas através de carboidrato com baixo índice glicêmico e fibras.
Pesquisa recente apontou que a combinação de nozes com carboidrato em suas dietas é equivalente à redução de 35% no risco de ataque cardíaco enquanto a amêndoa reduziria o risco em até 45%. Além de ser amigo do coração pela quantidade oferecida de ômega 3, ele também é um grande aliado da pele também auxiliando no funcionamento da tireoide, na prevenção da hipertensão arterial, envelhecimento precoce e câncer, tudo isso pelas quantidades de selênio, magnésio , flavonoides, antioxidantes e vitamina E presentes em sua composição.
Em média um copo de 300ml fornece 150kcal de energia.
Aprenda a fazer:
2 xícaras de amêndoas cruas e sem sal
Deixar as amêndoas de molho durante a noite. No dia seguinte, descartar a água e secar as amêndoas com pano ou em temperatura ambiente. Em seguida coloque as amêndoas no liquidificador ou processador, bata com a água e coe em um coador de pano fininho e aproveite.