Após um alerta emitido pela autoridade europeia no ano passado sobre o creme de avelã Nutella, que conta com uma legião de fãs no mundo inteiro, estabelecimentos comerciais da Itália já boicotam a venda do produto.
De acordo com o site inglês “Independent”, redes de supermercado, como a líder de mercado Coop, estão deixando de vender Nutella com o objetivo de prevenir a saúde dos consumidores. Conforme resultados de pesquisas realizadas com o creme apontaram, ele possui um ingrediente potencialmente cancerígeno, o óleo de palma refinado. Segundo o alerta da autoridade europeia, o óleo de palma pode aumentar o risco de desenvolvimento do câncer se tiver sido refinado a temperaturas acima de 200ºC.
O nível de risco ainda não foi definido com exatidão. Por isso, qualquer quantidade é considerada perigosa, especialmente para as crianças. “Existem provas suficientes de que o ingrediente glicidol é genotóxico e pode causar cancro”, explicou de maneira técnica Helle Knutsen, presidente da autoridade europeia.
Apesar do alerta, a empresa Ferrero, responsável pela fabricação da Nutella, contestou a autoridade. “A saúde e a segurança dos consumidores são a maior prioridade da Ferreno, e nós confirmamos que os produtos da Ferreno são seguros para consumo”, afirmou a companhia. “Fazer Nutella sem óleo de palma poderia resultar em um produto inferior; seria um passo atrás”, considerou Vincenzo Tapella, diretor de vendas da Ferrero. Segundo ele, o produto é responsável por dar ao creme de avelã a consistência que ele tem.
O óleo de palma poderia ser trocado por óleo de girassol ou de colza. No entanto, essa mudança poderia custar até 20 milhões de euros por ano. As marcas Nestlé, Ben & Jerry’s, Cadbury e Clover também utilizam óleo de palma em seus produtos.
Fica o alerta!
Texto: Dr. Lucas Penchel e Stefani Rocha (Curso de nutrição da PUC Minas)