Clínica Penchel

  • Início antigo
  • Tratamentos
  • Equipe
  • Sublocação
  • Contato
    • Trabalhe Conosco
    • Onde estamos
    • Política de privacidade
  • Conteúdos
    • Blog
AGENDAR
  • Home
  • Sem categoria
  • Nutrição e Gestação: Quais alimentos não devem ser consumidos.
19 de maio de 2025

Nutrição e Gestação: Quais alimentos não devem ser consumidos.

Dr. Lucas Penchel
terça-feira, 30 janeiro 2018 / Published in Sem categoria

Nutrição e Gestação: Quais alimentos não devem ser consumidos.

Nutrição e GA gravidez provoca modificações fisiológicas no organismo materno, que geram necessidade aumentada de todos os nutrientes básicos para a manutenção da nutrição e saúde materna e garantia do adequado crescimento e desenvolvimento do feto, uma vez que sua única fonte de nutrientes é constituída pelas reservas nutricionais e pela ingestão alimentar da mãe, justificando a importância do estado nutricional adequado da mãe durante a gestação.

É muito importante manter uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades de cada gestante.

Sempre que possível optar por alimentos orgânicos.

Alguns cuidados devem ser tomados, assim como alguns alimentos devem ser evitados.

Frutas, Legumes e verduras CRUAS: esses alimentos fornecem vitaminas e minerais importantes para essa fase, porém quando mal higienizados podem ser fontes de transmissão da toxoplasmose. As grávidas não são imunes a toxoplasmose e esta pode prejudicar a saúde do bebê. Por isso, evitem comer esses alimentos fora de casa.

Chás: devem ser evitados os abortivos, como canela, hortelã, romã, guaco, cavalinha, arruda, poejo e cravo. Usar com bastante moderação chás ricos em cafeína, como chá preto, verde, branco e mate. Chás liberados, que comprovadamente não oferecem nenhum risco à saúde da gestante e do bebê: camomila, erva doce e erva cidreira.

Café: caso já tenha hábito, não ultrapasse duas xícaras de café ao dia.

Peixes: evitar peixes como cação, peixe-espada e tubarão, que podem conter níveis perigosos de mercúrio. Outros peixes são seguros e fazem bem ao bebê e a você. As recomendações quanto ao mercúrio valem também para quem está pensando em engravidar e para o período de amamentação. Apesar da contaminação, é muito importante comer peixes 2 vezes por semana para ter a quantidade de DHA recomendada, nesse caso a sardinha e o salmão são ótimas opções, além de usar a suplementação de ômega 3.

Queijos e leites não pasteurizados: queijos sem procedência, ou queijos artesanais ou os ‘’verdadeiros queijos”, como os franceses, são feitos com leite não pausterizado, como camembert, brie e feta, por isso não devem ser consumidos, pois podem transmitir a bacateria Listeria monocytogenes que, se contraída durante a gravidez, pode comprometer a saúde do bebê.

Carnes/ovos crus ou mal passadas/cozidas: podem transmitir bactérias, como: Salmonelas, E.Coli e toxoplasmose, associadas a partos prematuros e abortos. O carpaccio, sushis e sashimis terão que ser deixados de lado.

Ainda, é importante evitar substâncias que podem trazer prejuízos à saúde do bebê como o álcool, cigarros e medicamentos sem orientação médica.

  • Tweet
Tagged under: antiaging, avaliação médica, Bioquantum, dr lucas penchel, Medicina do esporte BH, Medicina Ortomolecular, medicina preventiva, Medicina Quantica, médico do esporte, medico esportivo, Nutriçao BH, Nutrologia BH, nutrologia esportiva, nutrólogo, Nutrologo BH, nutrologo esportivo, nutrologos, Ortomolecular, prevenção de doenças, reeducação alimentar, Rejuvenescimento

What you can read next

Proteína do soro do leite no controle da Diabetes
EMAGRECIMENTO X SONO
O treinamento físico apresenta um melhor resultado nas mulheres do que os homens com problemas do coração

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Por favor, preencha o formulário para que possamos lhe responder o mais breve possível. Será um prazer falar com você!

contato@clinicapenchel.com.br

(31) 99551-5692 - WhatsAppp

Av. Dos Bandeirantes, 766
Mangabeiras | Belo Horizonte - MG

Horário de Funcionamento:
Segunda à Sexta - 8h às 20h
Sábado - 8h às 12h

FORMULÁRIO DE CONTATO

Desenvolvido pela Agência Central

TOP

Fale conosco!

× WhatsApp