Estudo publicado no “Journal of the American Geriatric Society”, afirma que o aumento da ingestão de refrigerante diet está diretamente ligado a maior obesidade abdominal em adultos.
Para o estudo, pesquisadores da Universidade do Texas admitiram no início 749 americanos de origem mexicana e europeia com idade de 65 anos ou mais. O consumo de refrigerante diet, circunferência da cintura, altura e peso foram medidos em três acompanhamentos de um total de 9,4 anos de pesquisa.
No terceiro acompanhamento e no final havia 375 participantes vivos. Os dados indicam que o aumento da circunferência da cintura entre as pessoas que bebem refrigerante diet, segundo o intervalo de acompanhamento, foi quase o triplo do que entre aquelas não consumidoras: 2,11 cm versus 0,77 cm, respectivamente.
Após ajuste para diversos possíveis fatores de confusão, o intervalo dos aumentos da circunferência da cintura foi de 0,77 cm para não usuários, 1,76 cm para usuários ocasionais e 3,04 cm para usuários diários.
Isso significa um aumento da circunferência da cintura em 2,04 cm para não usuários, 4,67 cm para usuários ocasionais e 8,06 cm para usuários diários em relação a um período de acompanhamento de 9,4 anos no total.
O estudo SALSA mostra que a crescente ingestão de refrigerante diet estava associada ao aumento da obesidade abdominal, o que pode aumentar o risco cardiometabólico em adultos.