É claro que você já ouviu falar dele! Também já deve tê-lo visto nas prateleiras dos supermercados ou como ingrediente de alguma receita! O leite de coco é bastante comum. Mas você sabia que ele pode ser muito mais saudável do que imagina?
O que o leite de coco tem de bom?
Ele é rico em gordura saturada boa, que é rapidamente digerida e transformada em energia. Possui vitaminas C, B1, B3, B5 e B6, sais minerais essenciais, como cálcio, selênio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco e manganês, e ainda proteína, arginina e ácido láurico.
Benefícios
Esse ácido láurico garante propriedades antiviral, antifúngica, antibacteriana, digestiva, imunoestimulante e antioxidante. Ele age ainda contribuindo para regular os hormônios da tireoide e acelerar o metabolismo.
Tem propriedades laxantes, ajudando no bom funcionamento do intestino, e seu poder antioxidante combate os radicais livres, protegendo o corpo de diversas doenças relacionadas ao processo oxidativo do corpo e ao envelhecimento precoce.
Mas, atenção: para quem tem herpes, o leite de coco pode não ser uma boa opção por conta da arginina, que estimularia o vírus.
Calorias do leite de coco
A quantidade de 200 ml de leite de coco contém 500 calorias, o que faz dele um alimento altamente calórico. Por isso, incluí-lo em sua alimentação diária pode, literalmente, pesar na balança. O segredo é consumi-lo com moderação.
Porém, pesquisas recentes revelaram que a gordura saturada presente no coco é um pouco diferente daquelas encontradas na carne e na manteiga e, portanto, afetaria o corpo de forma diferente.