Por muitos anos o ovo de galinha tem sido julgado como um grande vilão, seja para o emagrecimento ou saúde. O que na verdade, é uma grande injustiça, alimento de baixo custo,com proteína de alto valor biológico é considerado por muitos estudiosos como um dos 3 alimentos mais completos do mundo.
É verdade que o ovo contem uma grande quantidade de colesterol,aproximadamente
Vale lembrar que de 20 a 30% das alterações causadas no colesterol são decorrentes de uma alimentação inadequada,enquanto os outros 70% a 80% estão diretamente ligados a indivíduos sedentários, com história familiar de colesterol alto, etilistas, tabagistas ou que possuem alterações hormonais e no metabolismo, é interessante mencionar que independente da sua ingestão ou não de gordura, o seu corpo vai produzir o colesterol, pois o fígado produz 3-6x mais colesterol do que aquele que conseguiria ingerir através dos ovos e outros produtos de origem animal. O colesterol é vital para o seu organismo. Necessita dele para a produção de hormonas esteroides como a testosterona e para desenvolver e reparar células.
Poderia ficar citando inúmeros exemplos que detonam esse mito ultrapassado, um exemplo é a população japonesa que é um dos maiores consumidores de ovos por ano e apesar disto os níveis de colesterol baixo, doenças do coração, diabetes é amplatamente inferior aos países com consumo menor, como por exemplo Estados Unidos. O grande problema no prato de nós brasileiros, é a associação inadequada que realizamos ao comer o ovo, frequentemente associamos bacon, salsichas(enlatados, industrializados), gordura trans, o que realmente além de aumentar o colesterol, leva ao estresse oxidativo, fenômeno responsável a doenças crônicas.
DICAS IMPORTANTES PARA EVITAR INTOXICAÇÕES:
– Guarde os ovos em um lugar fresco e seco, de preferência na geladeira.
– Guarde os ovos longe de outros alimentos.
– É uma boa idéia para usar a bandeja de ovos de sua geladeira, isso ajuda a manter os ovos em separado.
– Coma pratos que contenham ovos mais rapidamente possível depois que você preparou. Se você não está planejando comê-los imediatamente, esfrie-os rapidamente e, em seguida, mantenha na geladeira por até dois dias.
– Se você tem um ovo cozido que deseja mante-lo na geladeira, não deixe mais do que 2-3 dias.
– Se o objeto é síntese de proteína e reconstrução de fibra muscular,o mais indicado é o consumo da clara do ovo que possui aproximadamente 3 a 4g de proteína, 0mg de colesterol e apenas 17kcal por unidade ,porém é carente em Vitamina A, D, Colina, Fósforo, Cálcio, vitaminas e minerais encontrados em grande quantidade na gema, por outro lado a gema possui todo esse valor nutricional que é carente na clara, por isso a importância da ingestão total do ovo, ao contrário do que muitas pessoas fazem, separando a clara da gema
Curiosidade:
– O ovo caipira, possui uma quantidade até 20x maior de Omega 3 do que o ovo convencional !
Bons Treinos e viva o ovo de galinha !