Clínica Penchel

  • Início antigo
  • Tratamentos
  • Equipe
  • Sublocação
  • Contato
    • Trabalhe Conosco
    • Onde estamos
    • Política de privacidade
  • Conteúdos
    • Blog
AGENDAR
  • Home
  • Sem categoria
  • Prática de atividade física nos finais de semana
19 de maio de 2025

Prática de atividade física nos finais de semana

Dr. Lucas Penchel
terça-feira, 08 julho 2014 / Published in Sem categoria

Prática de atividade física nos finais de semana

Aproximadamente 30 milhões de brasileiros praticam atividade física aos finais de semana, segundo fontes do Ministério do Esporte.

Excelente hábito, se não fosse o fato de 70% desta população realizar atividade física somente nos fins de semana!

O grande problema desta prática é que o nosso organismo necessita de uma frequência maior de exercício, do que apenas uma ou duas vezes por semana para adaptar-se a um ritmo e, realmente obter os benefícios da atividade física.

É muito comum pela correria da vida moderna, em especial nas grandes cidades não termos tempo durante a semana para realizar exercícios e, quando chega o final de semana, querermos “tirar o atraso” e fazer tudo o que não fizemos na semana inteira.

Existem duas principais considerações sobre esta prática, não muito saudável.

A primeira e a mais perigosa ocorre com o coração do atleta de final de semana que não está adaptado e preparado, ou seja, não existe um condicionamento cardiorespiratorio suficiente para a solicitação feita, como por exemplo jogar futebol, caminhadas mais prolongadas, corridas, andar de bicicleta, jogar vôlei, entre outras atividades, onde o risco de uma parada cardíaca aumenta em até 8 vezes para as pessoas que praticam atividade irregular. O segundo problema, são as lesões músculo-tendíneas que também acontecem nestes “atletas” pois não há um preparo da musculatura e os excessos acabam por acontecer, como as distensões musculares, estiramentos, contraturas e não infrequente, as rupturas dos tendões, em especial o tendão de Aquiles, que muitas vezes pode evoluir para uma cirurgia.

O que seria ideal?

O ideal é praticar uma atividade física regularmente entre 3 a 5 vezes por semana, com uma duração mínima de 50 minutos e máxima de até 2 horas por treinamento. Se puder realizar um descanso entre um dia e o outro, seria melhor ainda, mas caso não possa, realizar trabalhos alternados, descansando grupos musculares como na musculação, onde em um dia trabalham-se os membros superiores e no outro, os membros inferiores.

Sempre devemos dar preferência para os exercícios continuados, não adiantando praticar corrida durante a semana e, no final de semana jogar futebol. Deve haver uma combinação dos dois e, pelo menos duas vezes por semana, como na quarta-feira e outra, no domingo, jogar o futebol e nos demais dias, correr na esteira. Desta maneira, já está havendo uma continuidade da atividade, pelo menos duas vezes por semana e o condicionamento físico já passa a existir.

É importante salientar que para cada pessoa existe uma orientação diferente de como realizar a melhor atividade física!

Não há uma receita padronizada. O ideal é sempre buscar a orientação de um profissional médico, de preferência que atue na área da Medicina do Esporte, para a melhor orientação possível. Assim, podemos obter o máximo de benefício da atividade física para a promoção de saúde, com o menor risco possível!

Autoria: Dr. Samir Salim Daher (Especialista em Medicina do Esporte e Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte – SBMEE)

  • Tweet

What you can read next

Teste de Intolerância Alimentar – IGG
GH – O Hormônio do Crescimento (Growth Hormone)
A bebida alcoólica e a agressividade

FALE CONOSCO

Por favor, preencha o formulário para que possamos lhe responder o mais breve possível. Será um prazer falar com você!

contato@clinicapenchel.com.br

(31) 99551-5692 - WhatsAppp

Av. Dos Bandeirantes, 766
Mangabeiras | Belo Horizonte - MG

Horário de Funcionamento:
Segunda à Sexta - 8h às 20h
Sábado - 8h às 12h

FORMULÁRIO DE CONTATO

Desenvolvido pela Agência Central

TOP

Fale conosco!

× WhatsApp