Tenho certeza que você já ouviu falar em índice glicêmico! Certo? Ou quando ouviu falar em índice glicêmico , você relacionou com glicemia/glicose na corrente sanguínea e consequentemente lembrou do pão.🍞
Na verdade, índice glicêmico é a velocidade com que a glicose presente no alimento é liberada na corrente sanguínea. 😱 Isso mesmo!
Ao ingerir alimentos com alto IG, o organismo libera grandes quantidades de insulina para tentar manter os níveis de glicose no sangue dentro de limites normais. Este aumento na produção insulínica contribui para menor saciedade após as refeições, podendo levar ao consumo excessivo de alimentos, contribuindo para o ganho de peso, e o desenvolvimento de DCNT como:
✅ Obesidade
✅ Resistência à insulina.
✅ Diabetes
✅ Síndrome Metabólica
✅ Hipertensão
➡️Após vários estudos, a Organização Mundial de Saúde, concluiu que alimentos de baixo IG, possivelmente diminuem o risco para o desenvolvimento de DCNT como, diabetes do tipo 2, devido ao melhor controle na liberação de insulina na corrente sanguínea, bem como da obesidade, pelo aumento da saciedade, evitando o excessivo consumo de alimentos. Além do grande teor de fibras das dietas com baixo IG, sobretudo as solúveis, há maior distensão gástrica e consequente elevação da secreção de um hormônio intestinal: a colecistoquinina, que por sua vez, induz a sensação de saciedade.
Essas dietas estimulam a oxidação de gordura em detrimento ao carboidrato com consequente redução na deposição de gordura de corpo.
Então de preferência aos alimentos integrais, frutas como: morango🍓 maçã verde🍏maçã vermelha🍎uva🍇abacate🥑pera 🍐, vegetais 🥗.