Clínica Penchel

  • Início antigo
  • Tratamentos
  • Equipe
  • Sublocação
  • Contato
    • Trabalhe Conosco
    • Onde estamos
    • Política de privacidade
  • Conteúdos
    • Blog
AGENDAR
  • Home
  • Artigos
  • Refrigerantes e sucos artificiais: os vilões da vez
18 de maio de 2025

Refrigerantes e sucos artificiais: os vilões da vez

Dr. Lucas Penchel
quarta-feira, 13 abril 2016 / Published in Artigos, Homem, Mulher

Refrigerantes e sucos artificiais: os vilões da vez

Eles são saborosos, práticos e cativam pelos sabores variados, mas, por trás daquele refresco, há um perigo e um risco para a saúde. Uma pesquisa apresentada durante um congresso da Associação Americana de Cardiologia traz um alerta importante: esse tipo de bebida pode estar associado a 180 mil mortes por ano em todo o mundo. O trabalho foi realizado por cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvad, nos Estados Unidos, que usaram como fonte de dados o estudo “The Global Burden of Disease” (“O Peso Global da Doença”), feito em 2010. Nele, os pesquisadores relacionam a ingestão de bebidas açucaradas a 133 mil mortes por diabetes, a 44 mil mortes por doenças cardiovasculares e a 6.000 mortes por câncer. De acordo com o levantamento, cerca de 80% dessas mortes ocorreram em países com população de média e baixa rendas.

Os especialistas afirmam que o consumo das bebidas açucaradas pode gerar resistência à insulina e levar ao diabetes tipo 2, além de aumentar o risco de obesidade. Eles analisaram a quantidade consumida de bebidas por idade e sexo; os efeitos das iguarias na taxa de obesidade, de doenças cardíacas, de certos tipos de câncer e de diabetes, bem como o impacto das mortes relacionadas a essas doenças. Os cientistas acrescentaram à publicação a informação de que o fato de milhares de mortes estarem associadas ao consumo de bebidas industrializadas açucaradas não significa que os produtos provocam diretamente esses óbitos. Segundo eles, o que existe é uma relação entre o hábito frequente e o consumo desses produtos que podem elevar o risco de doenças graves.

No Brasil, foi elaborado um estudo parecido, cujo público-alvo era formado por crianças e adolescentes. Professores da  Universidade de São Paulo (USP) analisaram os reflexos do aumento do consumo de refrigerantes, de sucos de caixinha e de outras bebidas altamente calóricas entre crianças e adolescentes. Os pesquisadores acompanharam 831 pacientes, entre meninos e meninas, com idades variando de 3 a 17 anos. A pesquisa descobriu que, à medida que as crianças iam crescendo, o consumo de leite era reduzido, dando lugar ao aumento da ingestão de sucos e de refrigerantes. Os resultados mostraram que, entre adolescentes de 11 e 17 anos, a maior parte das calorias consumidas vem de refrigerantes ou de sucos de caixinha; bebidas açucaradas ficam em segundo lugar, com índices entre 37% e 45% de calorias, nos grupos de 3 a 6 anos e de 7 a 10 anos, respectivamente.

 

Fonte: revista “Longevidade em Foco”

 

  • Tweet
Tagged under: antiaging, avaliação médica, Bioquantum, Chocolate, Coração, dr lucas penchel, Medicina do esporte BH, Medicina Ortomolecular, medicina preventiva, Medicina Quantica, médico do esporte, medico esportivo, Nutriçao BH, Nutrologia BH, nutrologia esportiva, nutrólogo, Nutrologo BH, nutrologo esportivo, nutrologos, Ortomolecular, prevenção de doenças, reeducação alimentar, Rejuvenescimento

What you can read next

Bem-vindo Outono!
Alimentos x Suplementos
Produtos Light: O verdadeiro vilão!

1 Comment to “ Refrigerantes e sucos artificiais: os vilões da vez”

  1. kailan says :Responder
    2 de outubro de 2018 at 19:11

    achei legal e muito efeciente

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

Por favor, preencha o formulário para que possamos lhe responder o mais breve possível. Será um prazer falar com você!

contato@clinicapenchel.com.br

(31) 99551-5692 - WhatsAppp

Av. Dos Bandeirantes, 766
Mangabeiras | Belo Horizonte - MG

Horário de Funcionamento:
Segunda à Sexta - 8h às 20h
Sábado - 8h às 12h

FORMULÁRIO DE CONTATO

Desenvolvido pela Agência Central

TOP

Fale conosco!

× WhatsApp