Esta é uma pergunta muito comum. Os anticoncepcionais hormonais podem melhorar TEMPORARIAMENTE alguns sintomas como: acne, irregularidade menstrual e pelos, mas NÃO TRATAM A SOP! De acordo com Pelusi & Pasquali ( 2003) e bula dos anticoncepcionais, estas drogas podem provocar a PIORA DA RESISTÊNCIA À INSULINA e aumento dos níveis de triglicérides e colesterol durante o “tratamento ” da SOP. Sabe qual é a base patológica para se formar a SOP? A resistência à insulina!!!! Incrível, não?!!! É jogar gasolina na fogueira para apagar o fogo!
Além disso, enquanto a mulher acha que está tratando seu problema, os anticoncepcionais permanecem com os seus riscos principais: câncer de mama, trombose e câncer do colo do útero. É importante dizer que a SOP , por si só, já apresenta risco alto para doenças cardiovasculares e coagulação sanguínea aumentada.Assim,como não está ocorrendo um tratamento real, a SOP tende a permanecer com suas complicações como :depressão, doenças cardiovasculares, abortamentos, diabetes , obesidade, síndrome metabólica, infertilidade !
Gente, o que trata a SOP é um trabalho multiprofissional envolvendo médico ( ginecologista, psiquiatra nutrólogo), nutricionista, professor de educação física e muita força de vontade da paciente para mudar seu estilo de vida.
O tratamento eficaz é aquele que envolve:
gerenciamento do estresse biopsicossicial ( psicólogo/psiquiatra, atividades de relaxamento como yoga e meditação );
Reequilíbrio Hormonal;
Reeducação alimentar ( bem conduzida por nutrólogo/nutricionista);
Exercícios físicos diários ( bem acessorados por Personal trainer)
Medicamentos, suplementos e nutraceuticos com eficiência cientificamente comprovada como: metiformina, inositol, Vitamina D, Vitamina B12, ácido fólico, Vitamina B6, ácido alfalipoico, canela, progesterona base, ômega 3, N-acetilcisteína, chá verde, associados entre si ou às medicações e de forma individual!